Início Minas Gerais Joaíma e Botumirim serão beneficiadas com projeto Unimontes Solidária

Joaíma e Botumirim serão beneficiadas com projeto Unimontes Solidária

0

Mais dois municípios da área de atuação da Universidade Estadual de Montes Claros foram selecionados para a 19ª edição do projeto Unimontes Solidária, que será realizado em janeiro de 2014: Botumirim (Norte de Minas) e Joaíma (Vale do Jequinhonha).

Ambas as cidades foram escolhidas por apresentarem indicadores econômicos e sociais ainda abaixo da média do restante do Estado, tais como PIB, IDH, índice de analfabetismo e de mortalidade infantil.

Uma das novidades desta edição é o envolvimento de acadêmicos dos cursos de Engenharia de Sistemas e de Engenharia Civil, além de estudantes dos campi avançados de Almenara, Januária e Salinas.

Dentro das atividades artístico-culturais, apresentação especial do Grupo Folclórico Saruê, da própria universidade. O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão.

Botumirim

Distante 160 quilômetros de Montes Claros, com uma população de 6.435 habitantes (Censo de 2010/IBGE), Botumirim será a primeira cidade beneficiada, no período de 7 a 13 de janeiro

Uma equipe de 42 acadêmicos, supervisionada por dois professores, realizará atendimentos populares gratuitos nas áreas de educação, saúde, assistência social, meio ambiente, organização social, desenvolvimento sustentável, arte, cultura, entretenimento, esporte e lazer, dentre outras, de acordo com as demandas específicas do município.

Participarão estudantes dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras/Inglês, Letras/Espanhol, Letras/Português, História, Geografia, Matemática, Ciências Sociais, Engenharia de Sistemas, Sistemas de Informação, Engenharia Civil e Educação Física.

Joaíma

Com o mesmo modelo, no período de 20 a 28 de janeiro, o Projeto Unimontes Solidária será desenvolvido na cidade de Joaíma, também com uma equipe voluntária de 42 acadêmicos, com atendimentos populares nas diversas áreas do conhecimento.

O município está situado a 550 quilômetros de Montes Claros e possui uma população de 14.881 (Censo de 2010/IBGE).

Por meio do projeto Unimontes Solidária, com ações voltadas para os municípios com baixo IDH, a universidade promove ações solidárias articuladas em municípios do Norte de Minas Gerais, Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri a partir da participação voluntária de alunos dos diversos cursos oferecidos à população.

O objetivo principal da atividade extensionista é contribuir para a redução dos problemas sociais, reduzir a exclusão e as disparidades regionais, colocando a serviço das comunidades, sobretudo nessas regiões, o conhecimento que é produzido na universidade.

SEM COMENTÁRIOS