Depois das fortes chuvas ocorridas durante a semana do natal, no Vale do Aço diversas pessoas perderam suas casas e também móveis e alimentos. Para contribuir com a reconstrução dos municípios, as centrais de recolhimento de donativos para as vítimas da chuva funcionarão durante toda esta semana. E segundo os organizadores, a principal necessidade do momento é a de voluntários, para ajudar na separação dos donativos.
A Escola Municipal Virgínia de Souza Reis, em Timóteo está concentrando todas as doações da comunidade e dividindo-as de acordo com as necessidades de cada regional. (Foto: Patrícia Belo)
Solidariedade
Cerca de 15 voluntários, que fazem parte do grupo “Mãos que ajudam”, estão realizando um trabalho nas cidades dos Vale do Aço atingidas pelas chuvas. Segundo a coordenadora do grupo, Patrícia Gonçalves, as pessoas estão precisando de doações de roupas, colchões, medicamentos, cobertores e alimentos não perecíveis.
Patrícia diz ainda que além de doações, é necessário também, a disposição de mais voluntários para ajudar nos trabalhos.
“Qualquer donativo que a pessoa puder trazer para a central de doações será bem vindo e nós estaremos aqui o dia todo, para receber as doações e atender as famílias necessitadas. Mas, além de alimentos e roupas precisamos também de mais voluntários para auxiliar nos trabalhos. O material humano neste momento é de extrema importância”, diz.
Consolação da Silva é aposentada e há mais de uma semana está ajudando nos trabalhos voluntários as vítimas das chuvas. A dona de casa reforça a ideia de que neste momento as centrais de recolhimento estão necessitando de ajudantes para dar conta da demanda.
“Precisamos de pessoas para atuar na separação e organização dos donativos. Graças a Deus a generosidade da população do Vale do Aço foi tamanha, que recebemos tantas doações e agora precisamos de colaboradores para organizar tudo que ganhamos e separar de acordo com a necessidade de cada família”, relata.
Pontos de Apoio
Em Ipatinga a Central de Recolhimento de donativos está concentrada no estádio do Ipatingão. Segundo informações da assessoria de comunicação neste momento produtos de higiene pessoal, limpeza, alimentos não perecíveis e leite são as principais necessidades
Os pontos de recolhimento de Fabriciano irão funcionar das 8h às 18h em todos os dias desta semana, inclusive no feriado desta quarta-feira (1). A Assessoria de Comunicação da prefeitura informou que a Defesa Civil mantém o trabalho de vistoria em todos os bairros. E garante que até o momento, não há pessoas desabrigadas,e sim desalojadas em casas de parentes ou amigos.
As doações podem ser entregues no Salão Paroquial no Centro da cidade e na Paróquia Santo Antônio, no Melo Viana. Outro ponto de doação no município é a igreja Batista Nacional , que fica na rua araruama, nº 372, no bairro Giovaninni.
Em Timóteo, a Escola Municipal Virgínia de Souza Reis está concentrando todas as doações e dividindo-as de acordo com a necessidade de cada regional do município. As doações podem ser entregues na rua 161, nº500, no bairro alegre. As informações são do G1.