Pai e filho morreram após serem atingidos por um raio enquanto cortavam eucalipto na zona rural de Santo Antônio do Itambé, na região Central de Minas Gerais, na tarde de sábado (9/1/2021). De acordo com informações da Polícia Militar de Serro, os dois homens e um amigo deles trabalhavam na localidade de Cipó quando ocorreu o acidente.
O homem que estava com as vítimas fatais conseguiu sobreviver. Ele contou aos militares que trabalhava junto com José Tiago Salustino da Silva, de 30 anos, e José Paulo da Silva (Zé Sena), de 54, quando eles foram atingidos pela descarga elétrica atmosférica. O sobrevivente disse que percebeu que eles tinham sido atingidos e que, logo depois, desmaiou.
Ao acordar, conforme a ocorrência, o homem disse que sentia muitas dores pelo corpo. Mesmo assim, ele conseguiu colocar pai e filho dentro da caminhonete e ir até a parte urbana de Serro, onde pediu socorro.
Segundo a polícia, os médicos constataram que pai e filho já chegaram à cidade mortos. O sobrevivente foi levado ao Hospital de Serro, onde permaneceu.
Os militares não visualizaram lesões graves nele. O homem queixava muita dor de cabeça e chegou a desmaiar. As vítimas fatais tinham queimaduras pelo corpo por causa do raio. Não chovia no momento do acidente, mas o tempo estava bastante fechado.
De acordo com moradores da cidade, Tiago Salustino era agente de saúde e José Paulo tinha uma serralheria bem próxima do local onde os dois foram atingidos pelo raio.
A morte dos dois moradores do município de pouco mais de 5 mil habitantes, conhecido pelo Parque Estadual do Pico do Itambé, com várias cachoeiras procuradas por visitantes, deixou a população consternada neste fim de semana.
Tiago e o pai morreram após serem atingidos por raio (Foto: Reprodução Facebook)
Nota da prefeitura de Santo Antônio do Itambé
Orientações do Corpo de Bombeiros
Com o período chuvoso, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais reforça o alerta para que as pessoas evitem esse e outros tipos de acidentes. O segundo tenente Luiz Gustavo Magalhães Nunes, lotado em Diamantina, lista alguns cuidados que devem ser tomados em caso de chuvas com raios:
– desligar aparelhos elétricos das tomadas;
– ficar longe de janelas
– não ficar próximo a árvores ou postes
– evitar lugares abertos, como praia e campo de futebol;
– manter distância de cercas, alambrados e estruturas metálicas em geral;
– manter distância de linhas telefônicas e elétricas;
– se estiver em um veículo, permaneça dentro dele;
– se estiver em um veículo, não fique perto de postes ou árvores;
– não fique dentro da água;
– use o telefone apenas em caso de emergência.
Inundações
O tenente dá dicas para situações em que o nível da água começa a subir. “É importante, principalmente as populações ribeirinhas, manter um membro da família vigilante ao nível das águas, mesmo durante o período noturno. É importante procurar um abrigo em local alto, esperar o nível da água baixar e manter os objetos de maior valor em partes mais elevadas. Ao abandonar a residência, não se deve preocupar em levar pertences. Lembre-se que a vida é o bem mais valioso que possuímos”, afirma.
Deslizamentos
O militar alerta que, se surgirem rachaduras e barulhos na residência, os moradores devem sair do imóvel imediatamente, pois são sinais de que um deslizamento pode ocorrer.
“Algumas recomendações são evitar áreas de morro, evitar plantar bananeira nas encostas e sempre ficar atento a alguns sinais de perigo, como a inclinação de árvores, parede, postes ou muros. Essas situações indicam aí a iminência de um escorregamento. Em caso de emergência ligue 193”, explica.
Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.