Uma macaca da espécie bugio ficou ferida após levar um choque elétrico na zona rural de Salinas (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, o animal estava em cima de uma árvore, quando um galho encostou na rede de transmissão de energia.
Um morador percebeu que a macaca estava ferida e prestou socorro até a chegada dos militares. “Ele pegou o animal caído no chão, levou pra casa e fez o acionamento. A macaca queimou a pata traseira e a cauda”, disse o Cabo Maciel Godinho, que atuou no resgate.
O animal foi levado para o quartel do Corpo de Bombeiros, em Salinas, onde foi avaliado e medicado por um veterinário da Prefeitura. Ele será encaminhado para o Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Montes Claros, na manhã desta sexta-feira (4/12/2020).
Características da espécie Bugio
O animal pode pesar até 7 quilos e pertence ao gênero Alouatta, considerado o de maior distribuição geográfica, sendo encontrados do México ao sul da América do Sul.
Os bugios, que são conhecidos popularmente por guaribas, barbudo e macaco roncador, apresentam a pelagem em diferentes colorações, que variam do marrom escuro ao ruivo.
Eles são conhecidos pela forte vocalização que geralmente emitem em grupo ao amanhecer, entardecer e esporadicamente durante o dia para se comunicar com outros bandos e também marcar território.
Animal foi resgatado na zona rural de Salinas – Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.