O mundo digital está crescendo cada vez mais e traz inúmeras oportunidades para os pequenos e grandes negócios. É cada vez mais fácil criar e aumentar a presença online da sua empresa ou marca, mesmo para os negócios essencialmente offline. A economia digital oferece a oportunidade de abrir um e-commerce para os seus produtos chegarem a mais pessoas, mas permite também às lojas e aos negócios físicos alcançar possíveis novos clientes e divulgar os produtos que oferecem, assim como interagir mais com os clientes.
Se você estiver pensando em criar uma loja online, há uma série de aspectos a considerar, que vão desde a criação da marca até a sua divulgação nas redes sociais. No entanto, com as dicas que daremos abaixo, essa tarefa poderá ser um pouco mais simples.
Primeiro, para se estabelecer no mundo online é importante ter um endereço em que concentre todas as informações sobre o seu negócio: qual é o mercado em que atua, o seu conceito, os produtos, onde se situa a sua loja física (se houver), entre outros. Você pode começar por incluir todas essas informações em uma página numa rede social, mas se quiser ter uma forte presença online poderá criar um site que seja o ponto de partida das suas campanhas digitais e também a referência para todas as atividades online.
Como já foi referido, as redes sociais são fundamentais para a sua presença digital, o que não significa que você precisa ter um perfil em todas elas. Escolha aquelas que fazem mais sentido não só para o seu negócio e para os produtos por você oferecidos, mas também para o seu público: não vale a pena estar ativo e presente numa rede se as pessoas com quem você quer se comunicar não estiverem lá para ouvi-lo.
Como aproveitar melhor as redes sociais
A melhor estratégia é ser criativo: não faça somente publicações promocionais, crie conteúdo relevante que promova a interação e envolva-se com a sua comunidade. Desta forma, você consegue chegar a novos clientes, mas também criar uma relação de confiança com os atuais.
Outra parte crucial para fortalecer a presença do seu negócio no mundo online é utilizar todas as ferramentas possíveis para promover a sua loja, como campanhas digitais usando as redes sociais, banners em sites, newsletters que podem ser encaminhadas aos clientes por e-mail e ainda o e-mail marketing.
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Para que as suas campanhas tenham sucesso, dê especial atenção ao universo mobile, pois é estimado que no Brasil mais de 95% do acesso à internet seja feito através do celular – o que significa que todos os anúncios e e-mails precisam estar adaptados para serem visualizados no computador, no celular e em tablets. Tanto que o Google há alguns anos vem alterando frequentemente o seu algoritmo, privilegiando os sites mais responsivos. Já empresas como o Facebook e o serviço de e-mail marketing MailChimp disponibilizam uma série de dicas para que as campanhas de seus anunciantes sejam bem visualizadas no celular. O mobile é tão importante que já existem fontes de informação que se focam somente nesse aspecto. Por exemplo, o site Casinos.pt tem uma lista de cassinos online que estão otimizados para os jogos via celular. Ao serem recomendados por uma grande empresa dentro da comunidade dos jogos de cassino, os sites e aplicativos listados têm maior probabilidade de serem visitados. Por isso, esforce-se para ser um destes negócios recomendados dentro da sua comunidade.
Um grande benefício do marketing digital é a possibilidade de medir resultados com extrema precisão. Assim, se você desenvolver campanhas online consegue ter resultados quase instantaneamente de como elas estão sendo recebidas. Ao analisar as métricas, pode-se perceber pontos como: se a campanha está caminhando para o sucesso, o que não funciona tão bem e também como melhorar a campanha. Do mesmo modo, as reviews e o feedback que recebe dos seus seguidores ou clientes são essenciais para saber o que as pessoas pensam da sua loja e dos seus produtos. As reviews deixadas por clientes são também uma forma de potenciais clientes terem informação sobre eles quando estão considerando fazer uma compra. Por essa razão, incentive os seus clientes a deixarem uma review positiva no seu site: esse é um instrumento importantíssimo para as vendas.
Por último, seja consistente. Não deixe de postar nas redes sociais, tendo sempre novos posts interessantes e interativos. Se tem um newsletter ou faz e-mail marketing estabeleça sempre uma data para enviar, seja diário, semanal ou mensal. Assim, você evita que as pessoas se esqueçam da sua marca e aumenta a sua notoriedade ao relembrar as pessoas dos seus produtos e serviços. Cuidado somente para não lotar a caixa de entrada dos seus assinantes. Boas vendas!