Conseguir o reconhecimento do público e a conquista de clientes com uma loja digital implica a adoção de uma ação específica, que garanta que a marca tem o potencial de apelar e de ser reconhecida pelos consumidores online. Venha saber quais são os aspetos essenciais a considerar no momento de criar um espaço de e-commerce.
Historicamente, a criação de empresas nunca foi tão simples. De facto, a evolução tecnológica, a par com o desenvolvimento das oportunidades de negócio no meio digital, veio fazer com que se assistisse a um crescimento sem precedentes no número de empresas online. Estima-se que, internacionalmente, apenas no ano 2018, o número de empresas existentes na Internet tenha aumentado em 23%.
A entrada no mundo das lojas online é, de facto, muito simples nos dias de hoje e, por isso mesmo, encontrando nestes meandros um espaço de oportunidades, são muitas as pessoas que procuram uma forma de rendimentos (ou de renda passiva) no seio da Internet.
Seguindo as lógicas do século XXI, onde o encontro com a tecnologia e o digital é permanente, os empreendedores digitais não deixam de encontrar desafios reais e que consubstanciam uma realidade preocupante: apesar de ser simples criar o negócio, é muito difícil fazer com que este consiga, efetivamente, ter sucesso.
As várias empresas que competem, no seio digital, encontram um meio altamente saturado, de intensa concorrência e onde é cada vez mais complexo atrair a atenção do público e garantir o êxito.
Hoje, a distância que separa a possibilidade de falha da possibilidade de sucesso é mínima mas implica que os criadores de negócios online saibam quais são os aspetos essenciais a considerar no momento de criar um espaço de e-commerce e atuem no sentido de cumprir todos os requisitos que lhe são inerentes.
Venha saber como pode garantir o sucesso da sua loja online, mesmo perante a saturação do mercado atual.
1. Crie uma marca forte e sonante
Não será qualquer marca a ter a capacidade de superar as dificuldades atuais do mercado e, como tal, deve ter em consideração que o caminho do sucesso implica algum trabalho no momento de construir a identidade da sua marca.
A identidade da marca é, no fundo, o seu rosto: aquilo que faz com que ela chegue ao público, seja identificada, reconhecida e apreciada por este. Por isso, existem vários elementos a ponderar no momento de a criar.
Para começar, deve pensar num nome e num slogan fortes e distintivos e gerar um logo de fácil identificação visual. Estes elementos devem garantir que o público reconhece a marca e torná-la memorável através de caraterísticas de unicidade e prestígio.
2. Aposte na promoção da sua marca
Uma marca com um nome, um logotipo e um slogan fortes já terá melhores chances de ser reconhecida pelo público, mas, devido à saturação do mercado e à forte concorrência, isto poderá não ser suficiente para que esta permeie o mercado e encontre efetivamente os clientes em potencial.
Assim, para que a marca possa chegar ao público, poderá ser preciso que recorra a outras estratégias de marketing, incluindo a promoção através da criação de comerciais e publicações patrocinadas.
Várias ferramentas, como o AdSense, os Ads do Facebook ou do Instagram oferecem a possibilidade de levar mais longe os seus produtos por preços bastante apelativos. Os meios convencionais de publicidade podem também ajudar neste sentido, dependendo de qual é o público que deseja cativar enquanto consumidor da sua loja online.
Estude os seus produtos e tente perceber qual é a melhor forma de atingir o seu público-alvo.
3. Mantenha uma presença ativa na mídia social
Hoje em dia, os celulares são a porta de entrada na vida das pessoas e a mídia social é a plataforma ideal para garantir que chega até aos seus clientes.
Aglomerando no seu seio vários milhões de pessoas, a mídia social estende possibilidades infinitas de chegar até consumidores em potencial com a sua marca, num espaço onde a interatividade e a comunicação são facilitadas.
Estabelecendo uma relação mais estreita entre a marca e o cliente, a mídia social é um espaço onde pode apresentar os produtos que comercializa, os ideais que movem a sua empresa e os princípios que estruturam a marca.
Aqui, terá a possibilidade de criar vários tipos de promoções e de eventos, que ajudem a garantir que a sua marca chama a atenção do público e cativa o seu interesse.
Ao falarmos de mídia social falamos, pois, de plataformas internacionais tão aclamadas como o Facebook ou o Instagram: espaços que já deram provas de atingir uma vastidão incrível de pessoas ao redor do globo.
A presença ativa nestas redes, bem como o recurso aos seus anúncios, poderá fazer toda a diferença no momento de garantir o sucesso da sua loja online, no mundo atual.