O Cruzeiro estreou com o pé direito na Série B do Campeonato Brasileiro 2020. Atuando no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), a Raposa superou o Botafogo-SP por 2 a 1. Os gols foram marcados por Cacá e Jean, enquanto Wellington Tanque balançou a rede para a agremiação paulista. Todos os tentos foram anotados na etapa complementar da partida
Sem tempo para descansar, o elenco celeste já se reapresenta na manhã deste domingo, quando treina às 9h na Toca da Raposa II. O próximo adversário no certame nacional será o Guarani-SP, às 20h30 de terça-feira, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP).
Primeiro tempo
Jogando em seus domínios, a Raposa começou o duelo pressionando o adversário. A primeira grande chance aconteceu logo aos quatro minutos, quando Raúl Cáceres foi na linha de fundo e cruzou rasteiro para Mauricio, que finalizou de primeira, levando muito perigo para a meta botafoguense.
A resposta dos comandados de Claudinei Oliveira veio aos 10 minutos, quando Naldo arriscou de fora da área e acertou o ângulo. Fábio estava atento no lance e espalmou para escanteio.
Aos 22 minutos, Marcelo Moreno chutou de longe, mesmo sem muito espaço, assustando o goleiro Darley, que precisou se esforçar para evitar o primeiro gol da noite.
Nos momentos seguintes do primeiro tempo, o Cruzeiro continuou criando algumas chances. Aos 43, Mauricio pegou sobra da zaga e finalizou de canhota, na entrada da área, mas a bola desviou no defensor e saiu pela linha de fundo.
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Segundo tempo
A etapa complementar começou no mesmo ritmo da primeira, com a Raposa tomando a iniciativa e se lançando para o campo de ataque. Do outro lado, o Botafogo se defendia de todas as maneiras, tentando bloquear a criação ofensiva da equipe celeste.
Muito participativo na partida, Mauricio apareceu outra vez aos 12 minutos, quando aproveitou rebote da defesa e arriscou de canhota, no canto direito de Darley, que novamente espalmou para o lado.
Depois de tanto insistir, o Cruzeiro finalmente conseguiu abrir o placar. Aos 17 minutos, Raúl Cáceres demonstrou tranquilidade e categoria para lançar a bola na cabeça de Cacá, que concluiu sem nenhuma chance para o goleiro adversário. Cruzeiro 1 x 0.
Aos 39 minutos, a equipe mineira chegou com perigo por duas vezes, com o atacante Thiago. A resposta dos paulistas aconteceu no minuto seguinte, quando Ferreira cabeceou, Fábio fez ótima defesa, mas Wellington Tanque pegou o rebote e mandou para rede. Botafogo-SP 1 x 1.
O Cruzeiro não demorou para reagir. Aos 42 minutos, Welinton, que havia entrado no lugar de Stênio, fez excelente jogada individual pelo lado esquerdo e tocou na medida para Jean. Na entrada da área, o volante chutou forte, no canto direito, deixando o Clube Azul outra vez na frente no placar e dando números finais ao duelo. Cruzeiro 2 x 1.
Enderson Moreira destaca poder de reação da equipe
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
O cronômetro marcava 40 minutos do segundo tempo e o Cruzeiro vencia por 1 a 0. Porém, nesse exato momento, o Botafogo-SP empatou o duelo, algo que poderia afetar o ânimo e o desempenho da equipe. Mas não foi isso que aconteceu, a Raposa se manteve viva e conquistou o gol da vitória dois minutos depois.
Essa postura do time rendeu elogios por parte de Enderson Moreira, que destacou o poder de reação.
“É claro que a gente teve momentos bons, coisas boas e também outras que precisam ser acertadas, mas acho que preciso elogiar a postura da equipe acima de tudo. Uma equipe que guerreou até o final. Sofremos um gol num momento que normalmente se sente muito, às vezes não se consegue reagir. Mas o poder de reação dessa equipe foi fantástico, de tentar a jogada, de procurar a vitória”, disse.
“A equipe não se cansou de buscar o resultado, foi merecedora desses três pontos. Acho que o gol no final nos traz mensagens muito importantes. Todos estão felizes, mas já estamos pensando no jogo de terça-feira”, completou.
Na visão do técnico cruzeirense, o jogo deste sábado serviu para mostrar o quão difícil será a caminhada durante as próximas 37 rodadas do certame nacional, tendo em vista o retorno para a Série A na temporada de 2021.
“Foi dentro daquilo que a gente esperava de uma competição difícil. Talvez se tivéssemos ganho com um placar diferente poderíamos ficar iludidos, porque é um campeonato muito complicado. Os adversários são bem preparados. Então a gente precisa comemorar esse resultado, mas saber que estamos no início de uma trajetória e só os jogos vão fazer com que a gente ganhe mais confiança, mais bagagem, nos qualificando ainda mais. Vamos avaliar bem tudo que apresentamos e continuar a nossa sequência de jogos”, finalizou.
Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.