A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou na manhã de quarta-feira (22/7/2020) a operação “CashSUS”, em São João Evangelista, região Leste do Estado, que resultou no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em desfavor de um homem, de 36 anos. Ele é suspeito de vender vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de cirurgia.
De acordo com as apurações da PCMG, o investigado, que exerce o cargo de enfermeiro no hospital local, teria exigido de uma paciente, de 88 anos, o pagamento de R$ 12 mil para uma cirurgia ortopédica. A alegação dele é que esse valor seria destinado a um gestor de vagas.
Segundo o Delegado Luiz Jardim, responsável pelas investigações, ficou constatado que, na realidade, o investigado se passava pelo suposto gestor de vagas, por meio de aplicativo de mensagens, com número de outro estado e um perfil falso, e exigia o pagamento pelo serviço. “A prisão do enfermeiro tem como finalidade assegurar a ordem pública, impedindo que ele pratique novos crimes, bem como a apuração da existência de novas vítimas”, explica.
O nome da operação faz referência ao fato de que o serviço prestado pelo SUS, o qual deveria ser gratuito, estava sendo comercializado, aproveitando-se o investigado da vulnerabilidade das pessoas que procuravam atendimento.
Delegado fala sobre a operação
Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.