Covid-19: Prefeitura de Ipatinga confirma mais 30 casos e dois óbitos

0

A Prefeitura de Ipatinga (MG) confirmou trinta novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo informações do boletim epidemiológico, atualizado na noite desta quinta-feira (4/6/2020), o município soma 370 pacientes infectados pelo vírus.

De acordo com a prefeitura, dezenove pessoas estão internadas e 153 em isolamento domiciliar. Dentro das estatísticas de casos confirmados, Ipatinga tem 192 recuperados da doença e seis óbitos (dois a mais que ontem).

Confira o boletim de 4/6/2020:

Sobem para seis os óbitos por Covid-19 em Ipatinga

A Prefeitura de Ipatinga confirmou, nesta quinta-feira (4/6), mais duas mortes de pessoas residentes no município em decorrência de complicações por Coronavírus. As vítimas são duas mulheres, e ambas possuíam comorbidades. Com estes registros, sobe para seis o número de óbitos por Covid-19 na cidade.

Uma das mulheres, de 49 anos, era moradora do Planalto II. Ela deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento no dia 26 de maio, com dificuldade respiratória, e morreu no dia seguinte. A família recebeu as orientações protocolares quanto à realização do velório e sepultamento.

Ainda no dia 27 de maio, horas antes do óbito, a paciente foi submetida ao teste RT-PCR. O diagnóstico conclusivo para Covid-19, a partir do material coletado, chegou nessa quarta-feira, dia 03 de junho.

Segundo óbito

A Prefeitura de Ipatinga foi notificada pelo Hospital Márcio Cunha, na quarta-feira (3), do resultado positivo de uma mulher de 57 anos que veio a óbito no último dia 30 de maio.

A mulher, moradora do bairro Vila Celeste, foi submetida a teste RT-PCR no dia 28 de maio.

Em nota ao município, o Hospital Márcio Cunha informou que forneceu à família todas as informações quanto à causa da morte e, de acordo com o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, repassou as orientações quanto aos trâmites que deveriam ser seguidos no velório e sepultamento.

Ipatinga ativa barreiras sanitárias

A administração municipal de Ipatinga ativou barreiras sanitárias em quatro pontos da cidade. Além de pulverizar nos pneus dos veículos o Quaternário de Amônia, composto antimicrobiano com propriedades desinfetantes, equipes de saúde trabalham também na aferição da temperatura dos ocupantes.

Neste primeiro dia da ação, as barreiras foram instaladas em regiões limites com os vizinhos municípios de Santana do Paraíso e Coronel Fabriciano.

Além da higienização, a medição da temperatura serve para identificação de possíveis sintomas da doença e, consequentemente, se necessário, encaminhamento de pacientes sintomáticos ao serviço de saúde.

Cada barreira conta com quatro servidores, dois cuidando da aplicação da substância de desinfecção e outros dois fazendo a medição da temperatura. O tempo médio para todo o procedimento é de apenas 20 segundos, sem nenhum impedimento no trânsito.

Conforme o planejamento da Secretaria de Saúde, as barreiras vão estar montadas de segunda a sexta-feira, de 6h às 9h, em pontos estratégicos e entradas da cidade.

Morador de Santana do Paraiso, Fabrício Sampaio, atendido nesta quinta-feira, elogiou a ação. “Isso tem de ser feito mesmo, é uma forma de prevenir, de impedir que a doença passe inconscientemente para os outros”, disse.

Equipe do Ibope realiza segunda fase de pesquisa sobre coronavírus em Ipatinga

Terá início nesta sexta-feira (5), em Ipatinga, a segunda fase da pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), que busca entender a propagação e velocidade da Covid-19 no Brasil. O estudo vem sendo realizado em várias cidades do país. Na tarde desta quarta-feira (3), um representante do Ibope esteve em reunião na Secretaria Municipal de Saúde para alinhar como será feito o trabalho.

Realizada por uma equipe do instituto Ibope, a pesquisa é financiada pelo Ministério da Saúde. Toda a ação deve ser desenvolvida em três dias.

Na primeira fase da pesquisa, que aconteceu em meados do mês de maio, a Prefeitura de Ipatinga não recebeu nenhum tipo de comunicado por parte das intuições envolvidas no estudo acerca da realização. Essa falta de comunicação acabou atrasando o andamento do trabalho no município.

“É importante que fique claro que o município de Ipatinga não tem a intenção de dificultar em nenhum momento o trabalho dos profissionais e, muito menos, o andamento da pesquisa. Pelo contrário. Esse estudo é muito importante para a cidade e para todo país. Porém, eles cometeram um erro no primeiro momento, ao não notificar o município. Quando chegaram aqui, a Administração municipal não sabia exatamente do que se tratava. Diante desse fato, primeiro fomos buscar informações a respeito”, explicou a secretária de Saúde, Érica Dias.

A titular da pasta de Saúde ainda esclarece que caso o Governo tivesse sido informado com antecedência acerca da pesquisa teria evitado desgastes inclusive com a própria população.

“Sem conhecimento da realização do trabalho, não foi possível comunicar à população. Com isso, muitos pesquisadores, ao se lançarem em campo, acabaram não sendo bem recebidos pela comunidade. Nestas condições, entendemos perfeitamente o receio que muitos tiveram. Por se tratar de algo tão novo como o coronavírus, a testagem em casa, por profissionais que não são da prefeitura, naturalmente gera alguma estranheza. Mas queremos acreditar que nesta segunda fase as coisas serão diferentes. Fizemos um alinhamento com os representantes das pesquisas, justamente para eliminar qualquer tipo de ruído e permitir que eles façam o trabalho da melhor maneira possível”, finalizou a secretária de Saúde.

Pesquisa

O levantamento será feito com aproximadamente 250 pessoas, moradoras de Ipatinga escolhidas aleatoriamente, que serão testadas (por testes rápidos) e devem responder a um questionário. O objetivo principal é estimar a proporção de casos de infecção pelo coronavírus na cidade, incluindo pessoas assintomáticas, e conhecer a velocidade da propagação da doença. Com isso, será possível a elaboração de estratégias de saúde pública para o enfrentamento da Covid-19.

A pesquisa se dá em três fases. A primeira, já realizada; a segunda, prevista para o início de junho, e em seguida, em um intervalo de 15 dias, a finalização.

O teste, de fácil aplicação, utiliza uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo do participante, que é analisada num aparelho em poucos minutos. Enquanto o resultado é processado, os entrevistadores aplicam um breve questionário sobre informações sociodemográficas básicas, sintomas da Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina da família em relação às medidas de prevenção e isolamento social.

O teste detecta a presença de anticorpos, as imunoglobulinas IgM e IgG, que são defesas produzidas pelo organismo somente depois de sete a dez dias da data de contágio pelo vírus. Dentro desse período, o resultado pode apontar negativo, mesmo que a pessoa tenha contraído o coronavírus.

Em caso de resultado positivo, os participantes recebem um informativo com orientações e, em seguida, serão contatados pela Secretaria de Saúde de Ipatinga.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui