Regional de Saúde de Diamantina alerta sobre avanço da Dengue em alguns municípios do Jequitinhonha

0

Apesar do intenso trabalho para combater o avanço do coronavírus na região, a equipe de Vigilância Epidemiologia da Regional de Saúde de Diamantina não perdeu o foco no enfrentamento das Arboviroses, cujo transmissor é o Aedes Aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue.

Neste sentido, foi realizada, na última quarta-feira, 27/05, uma videoconferência com os coordenadores da epidemiologia da macrorregião do Jequitinhonha para apresentação e atualização de notas técnicas e alertas sobre a alta incidência de casos notificados de dengue em alguns municípios. A reunião foi conduzida pelo coordenador da epidemiologia da Regional, José Vicente Honorato, e contou com o apoio da referência técnica das Arboviroses, Kesley Duarte de Jesus, e da coordenadora da vigilância em saúde, Mariana Cristina Rocha.

“Na videoconferência apresentamos aos coordenadores notas técnicas atualizadas pelo Ministério da Saúde e secretaria de saúde que visam nortear e gerar mais segurança nas atividades realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) durante a pandemia, incluindo o cuidado com o trabalhador sintomático. Além disso, destacamos a nota técnica nº 08/2020, que orienta sobre ações com medidas não farmacológicas no enfrentamento ao Aedes Aegypti, bem como a importância da realização de todos os ciclos de visitas”, destacou a referência técnica das Arboviroses, Kesley Duarte de Jesus

Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), alguns municípios aparecem em alta e muito alta incidência para dengue, como é o caso de Araçuaí, com 294 casos; Chapada do Norte, com 57 casos; Coronel Murta, com 22 casos; Minas Novas, com 44 casos; Senador Modestino Gonçalves, com 20 casos; Turmalina, com 50 casos; e Virgem da Lapa, com 58 casos prováveis nas últimas 4 semanas.

“Diante do alerta de muito alta incidência para dengue, nos casos dos municípios de Senador Modestino Gonçalves e Chapada do Norte, os mesmos já formalizaram junto à Regional de Saúde de Diamantina a solicitação de ajuda da Força Tarefa Estadual. Tal solicitação foi acatada, em caráter de urgência, e encaminhada ao Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Em breve a nossa força-tarefa será enviada para dar suporte aos municípios”, salientou o coordenador da Epidemiologia da Regional, José Vicente Honorato.

Ao final da reunião, Maria Aparecida de Fátima Oliveira, coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Capelinha, reforçou a importância da união para superar tantos desafios. “Vamos superar esse momento. É só mantermos a uniformidade nas ações, pois a derrota de um refletirá nos vizinhos; mas o êxito de um município será de grande incentivo para todos”, concluiu Fátima.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui