Regional de Saúde inicia distribuição de 1.160 testes rápidos para Covid-19 aos 34 municípios da macrorregião do Jequitinhonha

0

Na manhã desta quarta-feira (29/04/2020), a Regional de Saúde de Diamantina iniciou a distribuição de 1.160 testes rápidos para detecção dos anticorpos IgM e IgG. O método é utilizado como ferramenta diagnóstica alternativa e auxiliar que pode contribuir no rastreio da infecção pela COVID-19. O resultado é revelado após 15 minutos da realização do teste, que pode ser realizado com amostras de sangue capilar ou venoso, e soro/plasma.

A coordenadora da Vigilância em Saúde da Regional de Saúde de Diamantina, Mariana Cristina Rocha, explicou como será realizada a distribuição dessa primeira remessa de testes na região. “Conforme orientações da Nota Técnica COES MINAS COVID-19 No 25 – 20/04/2020, a SES, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina, realizará a distribuição dos testes rápidos na macrorregião do Jequitinhonha de acordo com o quantitativo enviado pelo Ministério da Saúde, ou seja, o número total de testes que cada município irá receber foi definido pelo Ministério da Saúde. Todos os municípios da regional já foram comunicados sobre a disponibilidade dos testes”, informou Mariana.

O população-alvo da ação são indivíduos que apresentem síndrome gripal, ou seja, que estejam apresentando quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória, e que estejam vinculados aos seguintes grupos: Profissionais de saúde em atividade na Atenção Primária à Saúde (APS), hospitais, prontos-socorros e unidades de pronto-atendimento (UPA); Profissionais de segurança pública em atividade; Indivíduo com diagnóstico de síndrome gripal (SG) que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade; Indivíduos com 60 anos ou mais com sintomas e que receberam diagnóstico.

De acordo com a superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya Santana da Silva Cruz, o cronograma de distribuição do Ministério da Saúde tem a previsão de mais quatro remessas de testes rápidos. “Quanto mais testes, mais controle teremos sobre a real situação do espalhamento da COVID-19 em nossa Macrorregião”, destacou Cleya.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui