Bocaiuva é uma das 10 cidades brasileiras com menor índice de infestação da dengue

0

Por Douglas Rodrigues

Foram pesquisadas 800 cidades em todo o país, 414 com índice satisfatório e apenas 10 cidades obtiveram índice mais que satisfatório.

Segundo o último Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) divulgada na última quinta-feira (5) pelo portal da saúde, a cidade de Bocaiuva no Norte de Minas Gerais está entre as 10 cidades do país com menor índice de infestação pelo mosquito. Apesar de a cidade obter esse indicativo favorável, o combate continua principalmente agora período festivo e com a chegada da chuva.

Dos 77 munícipios em situação de risco no estudo deste ano, 58 realizaram o LIRAa pela primeira vez e 10 mantém a situação de risco, a exemplo de 2011. No ano passado, dos 800 municípios pesquisados, 48 foram identificados em situação de risco, 338 em alerta e 414 com índice satisfatório.

Apenas 10 cidades em todo o Brasil obtiveram índice mais que satisfatório, aonde as ações e mobilidades dos profissionais e a colaboração da população fez grande diferença em Cruzeiro do Oeste (PR), Currais (PI), Piracicaba (SP), Madureira (RJ), Aracaju (SE), Monte Alegre de Minas (MG), São Gonçalo do Sapucaí (MG), Bocaiuva (MG), Toledo (PR) e Itaboraí (RJ).

Segundo o coordenador de vigilância em saúde Cleber Frank Alkimim “intensificamos nosso trabalho junto à força tarefa do Estado, realizamos blitz de conscientização e a população entendeu que deve nos ajudar, já que no inicio do ano o primeiro levantamento do LIRAa apontou um índice de infestação acima dos 3%, quando o permitido seria 1%, mesmo a cidade tendo alcançado no ultimo levantamento um índice mais que satisfatório ainda temos muito a fazer, vale lembrar que estamos em período chuvoso e pode haver aumento dos pontos de infestação aonde o cuidado deve ser redobrado”, explica.


Blitz realizada nas ruas da cidade.

Em 2013, foram notificados 1.476.917 casos suspeitos de dengue em todo o país. O número é quase três vezes maior que o do mesmo período do ano passado, quando foram registrados 537 mil casos. A Região Sudeste teve o maior número de casos de dengue, sendo responsável por 63,4% deles.

O crescimento da dengue em Minas Gerais superou todos os outros Estados brasileiros em 2013. Levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que 77 municípios dispararam o índice de infestação. A cidade Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, é a cidade mineira com maior risco a cada 100 casas visitadas por agentes de saúde na cidade, seis tinham larvas do mosquito, situação preocupante já que o grande vilão nesse caso é a população por não tomar os cuidados necessários.


Coleta de Materiais na Zona Rural

Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, sendo índice é satisfatório quando está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti. Dos 77 munícipios em situação de risco neste estudo mais recente, 58 realizaram o LIRAa pela primeira vez e 10 se destacaram, entre eles Bocaiuva.

Para o Secretário de Saúde Eron Santos, “houve alguns aspectos positivos que contribuíram para o destaque da cidade, entre eles a conscientização e cuidados diários da população, o trabalho intensificado dos agentes de saúde e a participação das mídias locais como as rádios, jornais e redes sociais”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui