Uma forte chuva inundou ruas e causou estragos em Caratinga, no Vale do Rio Doce, na madrugada deste sábado (25/01/2020). A Defesa Civil registrou ocorrências de desabamentos e deslizamentos de encostas.
Segundo a Defesa Civil, três famílias que estavam em áreas de risco foram levadas para um abrigo da Prefeitura. O órgão informou que está fazendo um levantamento das ocorrências e o município pretende decretar estado de emergência.
Moradores que desejarem sair das casas por medida de segurança podem buscar abrigo nos seguintes locais:
- Poliesportivo (Bairro Limoeiro)
- Escola Engenheiro Caldas ou Míriam Mangelli (Bairro Santa Zita)
- Funcime – Bairro Santa Cruz
Os caratinguenses podem buscar informações pelos telefones 199 ou pelo WhatsApp (33) 9 9831-6611.
Nota da Defesa Civil de Caratinga
A Defesa Civil de Caratinga com o intuito de prevenir e preservar a vida, informa a população de Caratinga para que fique em alerta do dia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta vermelho de acumulado de chuvas. Os índices meteorológicos indicam uma previsão de 60mm/hora e mais de 100mm/dia com risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Pedimos para que, no período das chuvas, a qualquer sinal de movimentação de solo, aumento de água ou trincas em paredes, abandone sua casa imediatamente e entre em contato com a defesa civil através do telefone 199.
Não se aventure em áreas inundadas, pois bueiros podem puxar pessoas para as galerias subterrâneas causando grande risco à vida.
Bairro Salatiel
Um barranco desmoronou e feriu uma mulher no bairro Salatiel, em Caratinga, na madrugada de sexta-feira (24). Segundo o Corpo de Bombeiros, o muro que deveria conter o barranco cedeu e os destroços atingiram também um veículo que estava próximo.
A mulher teve uma fratura na perna. Ela foi socorrida pelos bombeiros e encaminhada para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Não há informações sobre o estado de saúde dela.
Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação
Pacientes da UPA
A Prefeitura de Caratinga confirmou na noite de quinta-feira (23) a transferência de pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Centro de Assistência à Saúde (CASU) e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA).
Segundo o município, a medida emergencial foi tomada devido à UPA estar localizada em ponto com risco de alagamento se houver enchente.
Foram transferidos pacientes em situação de observação, mas não foi divulgado o número de pessoas afetadas.
A Prefeitura orienta que os atendimentos de urgência e emergência devem ser direcionados ao HNSA. Além disso, o município pede que, devido às transferências e a limitação de leitos nos dois hospitais, a população abra espaço neste momento somente para os atendimentos emergenciais.
Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.