Após uma espera de mais de sete anos, a ponte sobre o Rio Piracicaba – ligando as cidades de Coronel Fabriciano – está liberada para o trânsito de veículos, incluindo caminhões e ônibus. A solenidade de entrega da obra de reforma e redimensionamento da “ponte velha” aconteceu nesta segunda-feira, 20 de janeiro de 2020, abrindo a programação do dia de aniversário dos 71 anos de emancipação política e administrativa de Fabriciano.
“A ponte sobre Rio Piracicaba é uma obra do DNIT (governo federal), mas que foi possível graças união política de muitos em prol de um objetivo: reformar e liberar o acesso entre as Fabriciano e Timóteo, e também do Vale do Aço. Como prefeito e morador de Fabriciano, acompanhei todo o processo e fico feliz por participar desta conquista. É um presente de Deus entregar mais esta importante obra no dia do aniversário de Fabriciano. Agora, é lutar para construção das alças de acesso à BR-381”, resume o prefeito de Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.
Para o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, a reinauguração da ponte é um momento histórico para o Vale do Aço. “Esta obra é resultado de uma cobrança conjunta e força política da nossa região. Traz grande ganho econômico, social e mobilidade para as duas cidades e todo o Vale do Aço. O importante é haver a integração entre as lideranças para que as questões sejam resolvidas em prol da população, como nesta obra”, completa.
A solenidade foi acompanhada por lideranças empresariais, comunitárias, clubes de serviços, associações comerciais e empresariais, políticos de todo o Vale do Aço, incluindo prefeitos de cidades vizinhas, vereadores e deputados estaduais e federais.
ESTRUTURA, SINALIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO
A obra estrutural foi concluída no final da semana passada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A empresa responsável pelos serviços na “ponte velha” foi a Vereda Engenheira Ltda., licitada pelo órgão federal em novembro de 2018. Antes, foram abertos dois editais para execução do projeto, mas ambos deram desertos.
Já a parte da sinalização e iluminação foi realizada pelas prefeituras de Fabriciano e Timóteo.
SETE ANOS DE ESPERA
A ponte foi completamente interditada em janeiro de 2019 para sua reforma. Mas ao longo de sete anos, o acesso de veículos pesados foi impedido e o de veículos leves, prejudicado. Neste período, o trânsito foi desviado para a ponte Mariano Pires, que liga o trevo do bairro Alegre, em Timóteo, ao Centro de Coronel Fabriciano, o que gerou sobrecarga no único acesso entre as duas cidades e aumentou o trajeto em 2,5 km (do trevo de Fabriciano ao trevo de Timóteo).
A liberação da “ponte velha” representa um alívio e esperança de dias melhores para os empresários e comerciantes instalados nas imediações da estrutura, sobretudo, da Avenida Tancredo Neves. “Acompanhei todo este processo e como empresário tive que me adaptar para atender e atrair novos clientes para manter o nosso negócio em funcionamento. Mas não perdi a esperança, fiz investimentos e a expectativa é a melhor possível. O fluxo de veículos também trará mais clientes”, comenta Sadi Lucca, proprietário da Churrascaria Encantado.
PONTE HISTÓRICA
O projeto da reforma da ponte que liga Fabriciano a Timóteo representou investimento de R$ 9,8 milhões, em recursos do governo federal. A obra contemplou reforço da fundação, pilares e vigas; modificação na geometria, com inclusão de passeio na lateral direita e redimensionamento da estrutura para 45 toneladas, podendo receber caminhões e carretas de qualquer porte.
Com 125,62 m de extensão e 10 m de largura, a ponte cruza o Rio Piracicaba, BR-381 e a Estrada de Ferro Vitória-Minas, e liga a Avenida Tancredo Neves, do lado fabricianense, e o Trevo da Sinterização, em Timóteo. A estrutura foi construída originalmente pela Acesita, na década de 40, e foi a única ligação entre as duas cidades até 2005, quando houve a inauguração da ponte Mariano Pires Pontes, a “ponte nova”, entre o Centro de Fabriciano e o bairro Alegre, em Timóteo.
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