Barragem de Juramento está com menos de 25% da capacidade

0

Com os 137,7 milímetros que caíram na área da Barragem de Juramento até esta quinta-feira (09/01/2020), a capacidade do reservatório que abastece Montes Claros (MG) está em 24,69%. Na mesma época do ano passado, o número era de 31,81%. Os dados são da Copasa.

Ainda de acordo com a Companhia, de outubro a janeiro de 2020, choveu 541,6 milímetros. No comparativo com o período anterior, o número foi de 603,5 milímetros.

A Barragem de Juramento tem capacidade para 45 milhões de m³ e é a maior do Norte de Minas com a finalidade de abastecimento humano. Historicamente, de acordo com a Copasa, era responsável por fornecer de 60% a 70% da água distribuída em Montes Claros. Mas, com a crise hídrica, foi preciso buscar por outras fontes.

Por conta do longo período de estiagem, Montes Claros está em sistema de rodízio desde 17 de novembro do ano passado. Antes do racionamento, o percentual das fontes produtoras era o seguinte:

Fontes de água

ETA MorrinhosBarragem JuramentoRio Verde GrandeSistema PacuiSistemas Isolados
25%39%2%25%9%

Com o sistema de rodízio e as chuvas os percentuais passaram a ser:

Fontes de água

ETA MorrinhosBarragem JuramentoRio Verde GrandeSistema PacuiSistemas Isolados
23%31%5%31%10%

A Copasa afirma que a normalização do abastecimento depende da retomada da capacidade das fontes de água.

VER PRIMEIRO: Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui