As principais cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, considerando o número de habitantes, arrecadaram mais de R$ 129 milhões com impostos em 2019, segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Os municípios que estão incluídos no valor são: Diamantina, Itamarandiba, Capelinha, Turmalina, Almenara, Araçuaí, Itaobim, Jequitinhonha, Pedra Azul, Minas Novas, Novo Cruzeiro, Caraí, Padre Paraíso, Medina, Teófilo Otoni, Nanuque, Carlos Chagas, Malacacheta, Águas Formosas, Ladainha e Poté. Em relação a 2018, a arrecadação caiu 4,06% no ano passado.
Segundo a associação, a cidade que mais arrecadou foi Teófilo Otoni (R$ 33.598.492,24), mas a que teve maior porcentagem de aumento foi Jequitinhonha, com 18,61% se comparado com 2018. Já Medina, na microrregião de Pedra Azul, sofreu uma redução de 34,21%.
O Impostômetro
O impostômetro foi criado em 2005 e busca estimar o valor total de impostos, taxas, contribuições e multas que a população brasileira paga para a União, os estados e os municípios.
O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro (www.impostometro.com.br).
VER PRIMEIRO: Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale.