A Incubadora de Empresa de Base Tecnológica (Inemontes) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das vencedoras do concurso da Chamada de Boas Práticas em Incubação e Aceleração de Impacto do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A Inemontes foi premiada com a proposta “Boa prática – para além dos muros da Universidade: Inemontes e a Caravana Cerrado Empreendedor”.
O trabalho foi classificado em segundo lugar na categoria “Ativação do ecossistema (local ou nacional) em torno do tema negócios de impacto da chamada de Boas Práticas em Incubação e Aceleração de Impacto”. A proposta foi elaborada pela diretora executiva da Inemontes e coordenadora de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes, professora Sara Gonçalves de Souza, pelos professores Dario Alves de Oliveira, Sidinéia Maria de Souza e Igor Veloso Batista, atuantes na incubadora.
Participaram ainda os alunos de pós-graduação Stricto Sensu (mestrandos) da Unimontes Ailana Fernanda Silva, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPDEE), Débora Clemente Spyer, e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB), Victor Mateus Freitas.
Premiação
A Inemontes foi contemplada com R$ 1,5 mil. A classificação garante a um dos integrantes da equipe uma viagem à Inglaterra, no período de 9 a 14 de dezembro, a fim de conhecer o ecossistema de investimento e negócios de impacto do país. Além disso, o trabalho premiado vai resultar em artigo a ser publicado em revista internacional.
A professora Sara Gonçalves salienta que o prêmio é um reconhecimento a uma nova área de atuação da Inemontes, iniciada no ano passado. “Foi um momento especial. Percebemos o grande potencial de atuar com negócios de impacto, especialmente no Norte de Minas. Começamos a desenvolver atividades que visam apoiar esses negócios em duas vertentes: ‘Social Star’, que apoia os negócios sediados em Montes Claros, e a ‘Caravana Cerrado Empreendedor’, que direciona o apoio ao público de outras cidades”, descreve.
A ‘caravana’ permitiu a ampliação do trabalho da incubadora, indo ao encontro das necessidades de agentes que precisam de apoio para os negócios de impacto socioambiental. “Nosso trabalho foi apoiar iniciativas que envolvem agricultores familiares, pequenos negócios que geram renda e podem contribuir para a redução do êxodo dos jovens para os grandes centros, permitindo que as tradições locais sejam mantidas”, comenta Sara.
Segundo a diretora executiva da Inemontes, a premiação trará vários resultados positivos para a universidade. “O recurso nos ajudará a desenvolver atividades com os incubados, já que não possuímos orçamento próprio, e a viagem com a visita aos espaços de incubação em Londres servirá de fonte de inspiração para novas práticas e ações dentro da Inemontes. Servirá, ainda, para ampliar a rede de contatos e, quem sabe, futuras parcerias”, reforça Sara Gonçalves, que viajará nesta sexta-feira (6/12) para a Inglaterra, representando a Inemontes, para conhecer o ecossistema de investimento e negócios de impacto do país.
VER PRIMEIRO: Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale.