Operação combate falsificação de anilhas identificadoras de pássaros no Leste de Minas

0

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (31/10/2019) a Operação Falsário, com o objetivo de apurar o crime de falsificação de sinal público. Foram cumpridos dois mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela Vara da Justiça Federal em Manhuaçu.

O cumprimento contou com o apoio do IBAMA e ocorreu na cidade de Caratinga/MG, onde foram encontradas, em branco, anilhas de identificação de pássaros, as quais passarão por perícia.

As anilhas identificadoras dos passeriformes foram instituídas pelo IBAMA como forma de autenticar a regularidade da manutenção de pássaros em cativeiro. O material falsificado, ora apreendido, seria utilizado para legitimar fraudulentamente animais capturados na natureza, permitindo a sua comercialização irregular.

Foram também apreendidos três pássaros anilhados, que não integravam o plantel do criador, o que caracteriza a prática dos crimes ambiental e de falsidade ideológica por omissão de dados em sistema de cadastro de passeriformes.

O criador foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Governador Valadares/MG, para a formalização da prisão. Se condenado, poderá cumprir até 6 anos de reclusão.

Foto: Divulgação / PF
Foto: Divulgação / PF

VER PRIMEIRO: Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui