O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra determinadas doenças, conforme o Regulamento Sanitário Internacional, e é exigido ao entrar em alguns países. O documento tem validade vitalícia, portanto, se você já possui um CIVP, não é necessário solicitar um novo.
Em Montes Claros, os viajantes podem solicitar o documento na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Monte Carmelo. A emissão é gratuita e o documento fica pronto na hora. O requerente deve apresentar comprovante de vacinação contra febre amarela onde esteja visível data e lote da vacina.
Para requerer o documento o cidadão deve comprovar sua viagem e é necessário que se faça um cadastro prévio através do link.
Crianças ou menores de 18 anos que já assinam seu documento de identidade precisam estar presentes para obter o seu certificado. O menor que não assina não precisa estar presente quando os pais ou responsáveis solicitarem a emissão de seu certificado.
É interessante salientar que apenas alguns países solicitam o CIVP e que a lista com os países que exigem o certificado está disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2211-4332.
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: G1 Grande Minas)