Vereador de Governador Valadares é condenado por crime de extorsão

0

O vereador José Roberto da Neiva Ferreira, conhecido como Betinho Detetive (PDT), de Governador Valadares (MG), foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a 4 anos e três meses de prisão, em regime semiaberto, por um crime de extorsão cometido em 2001.






Ele havia sido condenado em fevereiro de 2018, em 1ª instância, pelos crimes de extorsão, estelionato e concussão. Nesta semana, a decisão dos desembargadores absolveu o vereador dos crimes de estelionato e concussão, diminuindo a pena de 13 anos para 4 anos e três meses, mantendo a condenação relacionada ao crime de extorsão.

Segundo investigação, Betinho Detetive teria coagido uma pessoa a pagar uma dívida à dois irmãos, que seriam amigos do parlamentar. No entendimento do júri, Betinho teria ameaçado o devedor, ao cobrar o recebimento desse pagamento a pedido dos irmãos.

O que diz a defesa

O advogado do vereador, Fábio Silveira, informou que a vai recorrer da decisão da Justiça, entrando com um pedido de embargos de declarações na decisão. Fábio apontou que a decisão do júri não levou em consideração a principal tese apresentada pela defesa.

“Nós recebemos com surpresa a [decisão], por ter dado provimento parcial para o nosso recurso. A gente tinha muita convicção que o provimento seria total para reforma da sentença. Ao nosso ver, a tese não foi analisada pelo Tribunal, e por isso será feito um recurso no próprio Tribunal, para que apreciem a nossa tese para a absolvição”, disse.

Betinho Detetive vai aguardar a análise do embargo e o desenrolar do processo em liberdade, e continuará sua atuação na Câmara de Governador Valadares normalmente. “Essa acusação não tem ligação nenhuma com o mandato. Quando é assim, a única situação em que ele é afastado é quando ele não pode comparecer na sessão. Então ele está solto, responde o processo em liberdade, de modo que não tem a alegação dele se afastar do cargo,” afirmou o advogado.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: G1 Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui