Ministério Público cumpre 15 mandados de busca e apreensão em operação que apura compras de votos e caixa 2 nas eleições de 2018 no Leste de Minas

0

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria Eleitoral em Governador Valadares, em parceria com a Polícia Militar, cumpriu, nesta terça-feira, 22 de janeiro, 15 mandados de busca e apreensão na chamada “Operação Caixa Fantasma”. A ação faz parte de investigações que apuram a prática dos crimes de compra de votos e falsidade ideológica eleitoral (caixa dois) nas eleições gerais de 2018.

A investigação teve início a partir da Operação Octopus, que apurou a prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e organização criminosa ocorridos no âmbito da prefeitura municipal de Divino das Laranjeiras no período de 2005/2016. Nas buscas realizadas naquela operação, foram identificadas conversas por meio de aplicativo de mensagem entre o ex-prefeito daquela cidade e um candidato a deputado federal eleito na região. No diálogo, eles tratavam de questões relacionadas à compra de votos na disputa eleitoral de 2018.

Durante o trabalho investigativo, constatou-se a suposta prática criminosa, sendo que o candidato a deputado federal eleito usava a estrutura de um hospital local para garantir a promessa de tratamento de saúde feita aos eleitores. Conforme apurado, ele tinha acesso a nada menos que 21 procedimentos cirúrgicos e os utilizava para a prática da compra de votos.





Além de usar a estrutura do hospital, o MPMG apurou também que o candidato eleito tinha vínculos com outros prestadores de serviço na área da saúde com os quais garantia procedimentos médicos gratuitos aos seus eleitores, em especial na área oftalmológica.

A investigação identificou ainda a prática do crime de caixa dois eleitoral, uma vez que o candidato eleito, supostamente, deixou de declarar despesas e receitas realizadas em sua campanha, havendo movimentações financeiras suspeitas em sua conta pessoal que não condizem com os valores recebidos por aqueles com quem fez a transação bancária. Chama a atenção um depósito de R$ 100 mil realizado por um cabo eleitoral muito próximo ao candidato e que também é alvo da operação.

Os levantamentos informam igualmente que dois empresários da região, sendo um residente em Belo Horizonte e o outro em Governador Valadares, tiveram participação direta na campanha, inclusive com doação de valores não computados na prestação de contas final do candidato.

As buscas e apreensões realizadas nesta manhã têm por objetivo identificar novos crimes eventualmente praticados, assim como reforçar as provas até então já obtidas.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:



(Fonte: MPMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui