Uma criança de 1 ano e 2 meses morreu afogada na tarde desta segunda-feira (19/11/2018) no Bairro Jardim Alice, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a mãe e a irmã da vítima, de 13 anos, estavam na casa, quando sentiram a falta de Arthur Emanuel Andrade de Souza e encontraram o corpo dele dentro da piscina.
De acordo com o tenente Pedro Henrique dos Santos, entre o pedido de resgate e a chegada dos militares na casa foi um intervalo de 10 minutos. Quando os bombeiros chegaram no local, o pai da criança tentava reanimar a vítima. “No momento em que a gente chegou ela [a criança] estava inconsciente, o pai estava tentando fazer manobra de ressuscitação. Assim que a gente chegou, assumimos a função, tentamos fazer a reanimação cardiopulmonar. A gente tentou durante um certo período fazer a ressuscitação, diante do insucesso conduzimos a criança para o hospital”, disse o militar.
Ainda segundo os militares, quando chegaram no local, a mãe estava em choque. A mulher e o marido acompanharam a ambulância do resgate até o hospital. A criança foi levada para o Hospital Municipal de Governador Valadares, onde foi constatado o óbito.
Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Reprodução/InterTV)
Dicas para evitar afogamentos de crianças
– Piscina: Crianças devem sempre ser supervisionadas por um adulto, quando próximas à água. Instale cercas de isolamento, com, no mínimo, 1,5 metro de altura ou dispositivos de segurança em todos os lados da piscina. No caso de piscina infantil, esvazie-a imediatamente após o uso. Ela deve ser guardada fora do alcance das crianças.
– Banheira: Um simples descuido pode causar morte por afogamento, por isso, sempre supervisione uma criança tomando banho.
– Área externa: Baldes, bacias, caixas d’água e cisternas: esvazie todos os baldes e embalagens, guarde-os virados para baixo e fora do alcance das crianças. Em caso de caixa d’água e cisternas, mantenha sempre com a tampa e amarrada ao reservatório.
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: G1 Vales / EBC)