Início Brasil Operação apreende mais de 20 mil arcos de instrumentos musicais fabricados com...

Operação apreende mais de 20 mil arcos de instrumentos musicais fabricados com madeiras de espécies ameaçadas de extinção

0

Mais de 20 mil arcos de instrumentos musicais fabricados com madeiras de espécies ameaçadas de extinção foram apreendidos por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nesta quinta-feira (01/11/2018). A operação “Dó, Ré, Mi” foi realizada no Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Doze autos de infração foram aplicados e as multas totalizam R$ 9,7 milhões.

As multas foram aplicadas em nove empresas que comercializam e exportam o material e em uma serraria irregular.

As empresas não apresentaram licenças ambientais, descumpriram embargos do Ibama e mantinham depósito de madeira sem origem legal. Duas delas foram embargadas. A serraria foi desmontada e 19 máquinas foram apreendidas.

Ibama apreende arcos de instrumentos no ES, MG e SP — Foto: Divulgação/Ibama

Apreensão

Os agentes verificaram na operação que partes dos instrumentos musicais eram fabricados com Jacarandá da Bahia e Pau Brasil, duas espécies que estão protegidas pela Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).

O Jacarandá da Bahia tem a extração proibida e o Pau Brasil só pode ser extraído em planos de manejo.

Na operação, também foram apreendidos 83m³ de Jacarandá da Bahia, 18m³ de Ipê e 9m³ de Pau Brasil.

A analista ambiental Lidiane Ribeiro, que coordenou a operação ‘Dó, Ré, Mi’, explica que as madeiras são valorizadas na produção de instrumento. “O Jacarandá da Bahia é usado na fabricação de instrumentos como violão e guitarra. Já o Pau Brasil, na fabricação de arcos de violino”.

De acordo com a coordenadora, os países que importam o Pau Brasil são a Alemanha, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França e Japão.

O coordenador de Operações de Fiscalização do Ibama, Roberto Cabral Borges, alertou ainda para que músicos se informem sobre a origem da madeira do instrumento antes da compra. “É fundamental que os artistas sempre se informem sobre a origem da madeira de seus instrumentos”, diz.

Madeira de espécies ameaçadas foram apreendidas — Foto: Divulgação/Ibama

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

(Fonte: G1 ES / TV Gazeta)

SEM COMENTÁRIOS