Início Leste de Minas Acordo garante que direito de reparação às vítimas da tragédia do Rio...

Acordo garante que direito de reparação às vítimas da tragédia do Rio Doce não prescreve

0

Um Termo de Compromisso assinado nesta sexta-feira, 26 de outubro de 2018, entre os Ministérios Públicos, Defensorias Públicas e as empresas Samarco Mineração S/A, Vale S/A, BHP Billiton do Brasil e a Fundação Renova, estabelece que não haverá prescrição de diretos e pretensões das vítimas da tragédia do Rio Doce em 5 de novembro de 2018.

No acordo, as empresas e a Fundação Renova reconhecem sua obrigação de reparar integralmente as pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.

O compromisso assinado pelas empresas também deixa claro que as pessoas que ainda não foram cadastradas como atingidas poderão ainda fazer o cadastramento, tendo sua situação analisada de modo criterioso ao longo do processo de repactuação previsto no TAC Governança homologado pelo Judiciário Federal em 3 de agosto passado.

O coordenador de Inclusão e Mobilização Social do MPMG explica que, apesar do entendimento das instituições de que o prazo prescricional ainda não começara a ser contado, a assinatura do compromisso garante tranquilidade para que os atingidos possam negociar suas indenizações pelos danos sofridos.

“Nós entendemos que o prazo não está correndo porque existe uma açãojudicial, que inclui um processo de negociação. Se estamos negociando, esse prazo está suspenso”, diz André. E continua: “Ainda assim conversamos com as empresas para que elas reconhecessem formalmente que no dia 5 de novembro não vai haver perecimento de direitos, o que se materializa no documento assinado hoje”, conclui.

Assinaram o termo o Ministério Público Federal (MPF), os Ministérios Públicos do Estado de Minas Gerais e do Estado do Espírito Santo, a Defensoria Pública da União (DPU), as Defensorias Públicas do Estado do de Minas Gerais e Espírito Santo. A solenidade foi realizada na Procuradoria da República em Minas Gerais.

Leia a íntegra do termo

(Fazer download do documento, em PDF)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

(Fonte: MPMG)

SEM COMENTÁRIOS