Motoristas embriagados provocam ao menos treze acidentes por dia em Minas

0

Pelo menos 13 acidentes envolvendo motoristas com sintomas de embriaguez são registrados, diariamente, em Minas Gerais. Nos primeiros seis meses deste ano foram 2.382 ocorrências. O ato de irresponsabilidade é capaz de causar tragédias, como a desta sexta-feira em Montes Claros, no Norte do Estado. Um motociclista perdeu a vida após ser atingido por um veículo Golf conduzido por um motorista bêbado.

O condutor do automóvel desrespeitou a placa de parada obrigatória, avançou o cruzamento e acertou em cheio a vítima, de 26 anos. O rapaz foi arremessado a cerca de três metros de altura até bater contra um muro. Ele morreu na hora. O acidente aconteceu por volta de 6h40, depois que o motorista do Golf, que é contabilista e mora em Belo Horizonte, saiu de uma festa de formatura.

Segundo a delegada Áurea Alessandra de Freitas, os ocupantes do carro ajudaram a tirar o condutor do local e o levaram para uma casa nas proximidades. Lá, o contabilista se escondeu em um quarto. Quando a polícia chegou, a porta do cômodo teve que ser arrombada. O rapaz, os amigos dele e a proprietária da casa foram levados para a delegacia.

O condutor se negou a fazer o bafômetro, mas o exame clínico, realizado no Instituto Médico-Legal (IML), comprovou a embriaguez. Na delegacia, conforme Áurea Alessandra, ele admitiu ter bebido dois drinques durante a festa.

A delegada informou que ele responderá por homicídio doloso. Com a mudança na lei de trânsito, o contabilista não tem direito a fiança. Da delegacia, ele foi conduzido para o presídio regional, onde ficará à disposição da Justiça.

O carro do contabilista, que mora em Belo Horizonte, ficou bastante danificado; motociclista era operador de máquinas e seguia para o trabalho ao ser atingido (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Ações educativas

Especialista em trânsito e professor da Fumec, Márcio Aguiar ressalta que a demora para a mudança de comportamento dos condutores é o mais preocupante. Na tentativa de coibir os casos, ele defende mais empenho em ações de conscientização. “O Código de Trânsito Brasileiro estabelece 5% de todas as multas aplicadas para a educação no trânsito, mas não observamos isso acontecer”, aponta.

Aguiar diz ser necessário a criação de uma consciência coletiva sobre os riscos do álcool, o que poderia mudar a realidade. “Em países como a Inglaterra, por exemplo, até o bar que deixou um motorista sair dirigindo embriagado é responsabilizado nos casos de acidentes. Lá, esse tipo de ocorrência é raro”.

Redução

Apesar do número de acidentes envolvendo motoristas embriagados, o assessor de comunicação do Batalhão de Trânsito da PM (BPTran), tenente Marco Antônio Said, que atua na capital, afirma que as ocorrências vêm diminuindo. Segundo ele, vários fatores contribuem para a queda. “A multa é pesada, a carteira de habilitação é suspensa por 12 meses e, no caso de óbito, a pena pode chegar a 8 anos. Sem falar nas operações da Lei Seca, que acontecem todos os dias em BH”, diz.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui