Foi inaugurado em Fortaleza (CE), no Bairro Serrinha, um Centro de Educação Infantil (CEI) em homenagem à professora Heley de Abreu Silva Batista, morta em incêndio criminoso ao tentar salvar crianças de uma creche em Janaúba (MG). A inauguração ocorreu na noite de sexta-feira (26), com a presença do marido e filhos da homenageada.
“Eu, meus filhos e a minha família ainda estamos sofrendo um pouco, é um fato muito recente. Mas para nós é uma honra, uma satisfação imensa, porque a população, a Prefeitura de Fortaleza e os educadores daqui se comoveram, estão sendo solidários. Vocês tão distantes, sem conhecer a Heley, tiveram essa forma tão carinhosa de reconhecimento pelo ato divino que a Heley fez”, comentou o viúvo da professora, Luis Carlos Batista.
O marido de Heley também agradeceu à lembrança ao ato da professora, que recebeu repercussão nacional. “No meio da educação, o nome de Heley tá sendo levado a muitos lugares, muitos estados. E essa solidariedade que a população de Fortaleza teve está sendo de extrema importância e muita alegria para nós”, comentou.
Marido e filhos de Heley de Abreu Batista participam da inauguração de escola em homenagem à professora (Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza)
CEI Professora Heley de Abreu Silva Batista
A nova unidade educacional fica no Bairro Serrinha e vai atender até 230 crianças de um a cinco anos de idade. A creche fica na Rua Paraguaçu, s/n. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a creche possui área total de 2.295,83m², com 1.311m² de área construída.
São 10 salas de aula com banheiros adaptados, secretaria/coordenação, sala de professores, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia, depósito para material de limpeza, lactário, fraldário, brinquedoteca (sala multiuso) e área de lazer com playground.
O investimento foi mais de R$ 2,5 milhões, sendo mais de R$ 700 mil oriundos do município.
CEI Professora Heley de Abreu Silva Batista (Foto: Divulgação)
Tragédia em Janaúba
A tragédia em Janaúba aconteceu em outubro de 2017. Catorze pessoas morreram no incêndio provocado pelo vigia da creche, Damião Soares dos Santos. O homem jogou álcool no local, depois ateou fogo nas crianças e nele mesmo. Damião morreu horas após o crime. A professora sofreu queimaduras em 90% do corpo ao lutar com o vigia na tentativa de salvar as crianças.
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: G1 CE)