Três filhotes de saruê foram resgatados por militares do Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) na manhã deste domingo (02/07/2017), em Montes Claros, no Norte de Minas. Os bombeiros foram acionados por volta das 10h e compareceram em uma residência do bairro Planalto, nas proximidades do Clube da Autonorte, onde depararam com os animais silvestres no quintal.
Os militares utilizaram equipamentos de proteção individual para captura dos animais, que não apresentavam ferimentos. Eles foram levados para a sede do 7º BBM e posteriormente foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Montes Claros.
Os animais foram resgatados no bairro Planalto (Foto: 7º BBM/Divulgação)
Os animais foram resgatados no bairro Planalto (Foto: 7º BBM/Divulgação)
Os animais foram resgatados no bairro Planalto (Foto: 7º BBM/Divulgação)
Curiosidades sobre o Saruê
– O animal possui vários nomes, dependendo da região do Brasil: saruê (Minas Gerais); sariguê, saruê ou sarigueia (Bahia); mucura (Amazônia); timbu (Pernambuco); cassaco (Ceará); micurê (Mato Grosso), raposa (Região Sul do Brasil); e taibu, tacaca ou ticaca (São Paulo).
– É um marsupial de hábitos noturnos, ou seja, começa a caçar e coletar alimentos durante o período da noite. A alimentação dos gambás consiste em ovos, frutos, vermes, insetos, lagartos, anfíbios e até mesmo filhotes de pássaros.
– Possui hábitos solitários, porém, na época do acasalamento, forma casais para reproduzir. Neste período o casal constrói um ninho de galhos e folhas secas.
– Produz, na região das axilas, um líquido de cheiro forte e desagradável que serve para espantar outros animais. Este mesmo odor é produzido pela fêmea na época da reprodução, para atrair o macho.
– Os filhotes de gambá nascem na forma de embrião e pesam dois gramas, aproximadamente. O desenvolvimento ocorre na bolsa materna da mãe.
– A média de vida de um gambá é de 4 a 5 anos.
– O habitat natural dos gambás é a floresta, porém consegue adaptar-se bem em regiões com presença humana.
– Vivem em quase todos os países da América, desde a Argentina até os Estados Unidos.
– É um animal de cor cinza escuro, possui entre 40 e 50 cm de comprimento (sem contar a cauda), pesa em média de 3 a 5 quilos e a fêmea gera de 30 a 60 filhotes por ano.
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
Eu sou de Minas Gerais ( Vale do Mucuri ) e conheço este bicho por gambá! Assim também, os capixabas da região onde moro hoje, o conhecem…