Coronel Fabriciano e Governador Valadares estão entre os cinco municípios mais violentos de Minas Gerais

0

Coronel Fabriciano e Governador Valadares, no Leste de Minas, estão entre os cinco municípios do Estado com maior número de homicídios consumados e mortes violentas. Os dados são do Atlas da Violência 2017, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

No Vale do Aço, Coronel Fabriciano, com cerca de 110 mil habitantes, ocupa o quarto lugar no ranking, com 53% do índice, contabilizando 48 homicídios. Governador Valadares está na quinta colocação. Com cerca de 280 mil habitantes, o maior município do Leste de Minas registrou 113 mortes em 2015, apontando uma taxa de 51%.

Para formular a lista, o IPEA analisou dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, referentes ao intervalo de 2005 a 2015, e utilizou também informações dos registros policiais publicados no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O estudo considerou as mortes por agressão (homicídio) e as mortes violentas por causa indeterminada (MVCI) de cada cidade. Na tabela abaixo, as informações divulgadas pelo instituto dos municípios de Minas Gerais com mais de 100 mil habitantes. Confira:

Cidades com mais de 100 mil habitantes (Fonte das informações: Ipea)

Perfil das vítimas em Coronel Fabriciano

Em Fabriciano, 90% dos casos registrados em 2015 têm ligação com o tráfico de drogas e as vítimas geralmente têm entre 15 e 28 anos, de acordo com o delegado de homicídios Washington Moreira.

“O ano de 2015 foi ápice no índice de violência na cidade, na época eram registrados cerca de 2 homicídios por dia. Mas esses números estão reduzidos”, enfatiza.

Moreira relata que a partir dos dados alarmantes de 2015, a Polícia Civil, em parceria com a PM, elaborou m um plano para reverter esse quadro de violência. De acordo com o delegado, de janeiro a maio de 2017 houve uma redução de 50% no número de homicídios, se comparar com o mesmo período do ano passado.

“Tivemos este ano nove mortes e em 2016 foram 19. Estamos colhendo bons frutos das estrategias utilizadas pelos órgãos de segurança pública. Dos homicídios consumados em 2015, 70% dos casos foram solucionados, onde conseguimos identificar os responsáveis e levar esses criminosos a julgamento”, finaliza.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Com informações do G1 Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui