Uma idosa de 75 anos caiu em um golpe e depositou R$ 1.500 para um falso exame que seria para o marido, que estava internado na Santa Casa de Montes Claros. A mulher contou ao G1 que recebeu uma ligação solicitando um depósito para a realização de um exame de tomografia e que fez a transação em uma conta poupança. Segundo a vítima, o criminoso insistiu para ela fazer o pagamento com brevidade em função do estado de saúde do companheiro. Na quinta-feira (6), ela registrou um boletim de ocorrência.
“Meu marido está com um problema grave de saúde e, por fraqueza e outros fatores da idade, não conseguiu passar por um exame e, em um primeiro momento, optou por não fazer uma cirurgia necessária. Estávamos no hospital, quando eu recebi a ligação de um homem dizendo da necessidade do depósito bancário para a realização de tomografia, uma vez que o plano de saúde ainda não havia autorizado o exame. Ele sabia o nome completo do meu marido, com dados precisos do diagnóstico, e também sabia o número do telefone fixo da minha casa”, conta a mulher que prefere não se identificar.
A idosa chegou a pedir ajuda dos familiares para se deslocar até uma agência por não ter conseguido fazer a transação bancária sozinha.
“Eu cheguei a tentar falar com o médico do meu marido antes de fazer o depósito, mas não consegui; eu sei que estes golpes acontecem, sei de casos de outros hospitais e até empresas, mas diante do estado de saúde do meu marido – eu estava apavorada – e dados que o homem me informou, eu acabei fazendo o depósito em uma conta poupança no valor de R$ 1.500. Quando eu fui ao posto de enfermagem e fui informada do golpe, tentei cancelar o depósito. O bandido, em um último telefonema, ainda me disse: – eu já saquei o dinheiro, velha idiota”, desabafa.
O caso já está na Polícia Civil, e, segundo a delegada Mônica Brandi, é importante que outras pessoas que caíram no mesmo golpe, ou foram abordados neste sentido, procurem a Polícia Civil para ajudarem nos levantamentos de dados.
“Um inquérito será instaurado, a vítima vai ser ouvida. Tentaremos localizar o autor e outros possíveis comparsas; buscaremos os dados da conta; tomaremos outras providências em sigilo. Paralelamente, todos os órgãos envolvidos no golpe serão objetos de investigação”, disse a delegada.
Marido da vítima estava internado na Santa Casa (Foto: Divulgação)
Santa Casa de Montes Claros
Em nota, a Santa Casa de Montes Claros informou que abriu sindicância interna para apurar o caso. O hospital esclarece que adota medidas preventivas de orientação aos familiares dos pacientes e que está estudando outras maneiras de alertar aos familiares sobre essa prática ilícita cometida por terceiros.
A instituição ressalta que não realiza, em nenhuma hipótese, cobrança ou solicitação de depósito por telefone, e-mail, carta ou qualquer outro tipo de meio de comunicação. Todas as informações referente ao paciente são repassadas aos familiares durante o Boletim Interno, pessoalmente, pela equipe médica ou corpo laboral da instituição.
Ao receber esse tipo de abordagem, o familiar deve entrar em contato imediatamente com o hospital através do telefone (38) 3229-2205, informa a instituição.
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: G1 Grande Minas)