Autoridades debatem regulamentação de “trenzinhos da alegria” em Governador Valadares

0

O aumento do número de “trenzinhos da alegria” em Governador Valadares e as reclamações relacionadas a eles fez com que autoridades do município se reunissem nessa quinta-feira (30/03/2017) para discussão sobre o assunto. Representantes da Prefeitura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude participaram da reunião.

Segundo a Prefeitura, após a reunião os donos de trenzinhos foram notificados a solicitarem o alvará de funcionamento pela Gerência de Fiscalização de Posturas do Município. A medida visa dar maior segurança para quem utiliza esse serviço e fazer com que o município tenha maior controle sobre os veículos, que têm gerado reclamações, segundo a prefeitura, de parte da população sobre falta de organização no trânsito, som alto em horários inadequados, músicas inapropriadas para o público infantil, aliciamento de menores e a falta de formalização do trabalho.

Pioneiro no ramo na cidade, Rômulo Tolomelli conta que há 40 anos possui o alvará de funcionamento. O trenzinho dele circula aos domingos pelo Centro da cidade e toca apenas músicas adequadas para as crianças, mas também trabalha com o aluguel para passeio de grupos adultos, como aniversariantes ou universitários que estejam formando.

“Nos últimos tempos cresceu bastante o número de trenzinhos na cidade. Sei que nem todos fazem bagunça, mas tem alguns que causam problemas, tem gente que me liga para reclamar de algo, achando que o trenzinho é meu. Mas eu faço tudo corretamente”, afirma Rômulo.

De acordo com a Prefeitura, os proprietários que não regularizarem imediatamente os trenzinhos serão impedidos de circular. As fiscalizações já estão ocorrendo e novas reuniões serão realizadas para garantir a regulamentação do serviço com a definição de critérios e regras para a circulação desses veículos, visando à proteção dos direitos da criança, segurança para os usuários e menos transtornos à população.

Trenzinho pioneiro na cidade possui alvará há 40 anos (Foto: Beatriz Pereira/Reprodução G1)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Vales de Minas Gerais)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui