A CBL (Companhia Brasileira de Lítio), coerente com sua atitude de respeito às instituições e à sociedade, vem a público esclarecer informações inverídicas divulgadas recentemente nesta cidade.
De início, cabe registrar que se trata de denúncias levadas a público sem que seus autores tenham tido antes o cuidado de dirigir-se à empresa para procurar obter soluções – postura de quem está seguro do que pleiteia e atua em boa fé – procedimento que, de pronto, faz refletir sobre suas reais intenções.
Mina subterrânea da CBL (Foto: Divulgação)
MEIO AMBIENTE
A CBL é acompanhada por fiscalizações frequentes dos órgãos ambientais e vem atuando desde o início de suas operações, guiada pelo senso de responsabilidade, dentro do conceito do desenvolvimento sustentável. Não utiliza nenhum produto químico no processo de lavagem do minério.
A empresa possui três bacias de decantação em série, onde os rejeitos sólidos são removidos e estocados em pilhas e a água é reciclada ao processo, portanto, não há lançamento de efluentes líquidos no rio Piauí.
Na época de chuvas o vertedouro da última bacia de decantação, devolve para o rio o excesso de água, porém como condicionante ambiental são colhidas amostras a jusante e a montante desta bacia e laudos comprobatórios da inexistência de alterações na qualidade da água do rio são enviados semestralmente a SUPRAM há anos.
Hoje existe um lago próximo a BR 367, km 276, mas que não pertence à CBL, que por sua vez jamais lançou qualquer resíduo neste lago.
Tem uma atenção especial com a estrada pública, que liga a Mina à BR 367 e para evitar que os caminhões de transporte de concentrado do espodumênio levantem poeiras (nunca partículas de minério, que é transportado de forma úmida), a CBL tem como procedimento, principalmente nas secas, de molhar constantemente esta estrada mitigando eventuais incômodos às comunidades próximas.
Em 26 anos de operação da CBL-Araçuaí, não há nenhum registro de caso de doença pulmonar vinculado à empresa, seja de funcionário e/ou qualquer morador da comunidade citada anteriormente.
IMPOSTOS
A CBL recolhe mensalmente ao DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) um percentual sobre o valor do minério transferido a título de CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), sendo que, legalmente, 65% desta verba são destinados aos municípios onde atua em mineração: Itinga e Araçuaí e outros 35% destinados ao Estado e União.
A CBL recolhe, de forma correta e pontual, todos os impostos e contribuições legais, sejam: federais, estaduais ou municipais. Os critérios legais da divisão entre os entes federados (união, estado e municípios) são definidos pela legislação num montante global da ordem de R$16 milhões/ano.
OBRAS SOCIAIS
A CBL gera nas unidades de Minas Gerais cerca de 300 empregos diretos e inúmeros indiretos.
CBL colabora com obras sociais do município
Desde que se instalou no município de Araçuaí, a CBL vem contribuindo com várias obras sociais nos municípios onde está inserida: Araçuaí e Itinga.
Citamos como exemplo: doação mensal ao Hospital São Vicente de Paulo, apoio à clínica e escola da APAE, doações às áreas de saúde, educação, esporte e cultura, instituições de caridades, associações comunitárias urbanas e rurais, etc. Além de nas épocas de secas, quando ocorre a baixa do Rio Piauí, a CBL de forma solidária aos ribeirinhos e em parceria com as prefeituras locais doa caminhões d’água a estas Comunidades.
Além de inúmeros investimentos realizados, entre eles:
Sede da APAE em Araçuaí, construída pela CBL (Foto: Divulgação)
– Construção do prédio da clínica e escola da APAE de Araçuaí, dotado de quadra para atividades físicas e esportivas, com doação de todos os equipamentos e mobiliário necessários para o atendimento aos usuários por: fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo, etc.
– Reforma da ala de idosos da Ação social Santo Antônio
– Reforma e adaptação da sala e aparelho de RX do Hospital de Araçuaí
– Construção do Banco de Sangue do Hospital com respectivos equipamentos
– Construção da igreja da comunidade de Fazenda Velha
– Apoio na construção da atual igreja da comunidade de Barreiros
– Construção de Galpão e banheiros na comunidade de Poço D´Antas (Itinga)
– Doação dos bancos da Praça da Matriz em Araçuaí
– Atendimento de toda a demanda de brita das prefeituras locais (Araçuaí e Itinga), que a utiliza: na confecção de bloquetes de pavimentação de ruas (asfaltamento e calçamento), conservação das ruas não pavimentadas e estradas vicinais aos municípios e na ponte de Itinga.
Ao concluir, afirmamos à população de Araçuaí que a CBL está aberta a todos que queiram visitá-la e conhecer como ela atua: autoridades, escolas, instituições e/ou representantes de moradores das Comunidades vizinhas.
Glen Cleuber Lopes Marques
Diretor de Mineração
23/02/2017
Gente ! Tomara mesmo que os orgaos responsaveis do meio ambiente de Minas e regiao fiquem de olho nocontrole de como esta trabalhando essa mineradora CBL queseja responsavel em pensar em prol do bem estar e saude da populacao e nao somente em lucros ..pelo amor de Deus CBL nao faça estragos aos meio ambiente provocando acidentes catastrofais a populacao de Aracuai Itinga e ribeirinhas como fez a Mineradora de Mariana..tenho pavor e trauma de mineradora só de pensar em Mariana..alerta minha gente!
Trabalhei na CBL durante 5 anos em sua unidade de Divisa Alegre. Acompanho notícias dessa empresa que sempre se preocupou em realizar suas atividades dentro das normas ambientais e trabalhistas, além de sempre apoiar o desenvolvimento social.