IBAMA investiga massacre de macacos em região com surto de febre amarela

0

Agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Belo Horizonte visitaram a zona rural de Ladainha, no Vale do Mucuri, na quarta-feira (1), para apurar denúncias de que macacos estariam sendo mortos pela população após casos de febre amarela. Onze pessoas morreram na cidade com a doença.

Segundo o analista ambiental, Daniel Vilela, neste primeiro momento serão apuradas as denúncias dos crimes contra a fauna silvestre. “A partir dos depoimentos da comunidade nós vamos reunir os elementos para em seguida realizar um plano de ação, para coibir a suposta matança dos animais. De imediato, é impossível identificar quem são esses caçadores para autuá-los, mas vamos coletar informações para adiante montar uma operação”, explicou.

Os agentes visitaram a região onde os macacos habitam em Ladainha, que fica dentro de uma área de proteção ambiental; a ação foi acompanhada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Na quinta-feira (2), a equipe fez uma visita na zona rural de Novo Cruzeiro, onde também houve denúncias das mortes de macacos.

Em Ladainha, o Ibama encontrou apenas indícios da morte de animais, como moscas que geralmente são vistas perto de carcaças. Não foram encontrados macacos. “Imaginei que mediante as denúncias a situação seria mais séria. Nós não encontramos nenhum macaco morto na mata. Mas vamos seguir com a análise de todo o material para tomar providências”, diz o coordenador da expedição, Ivison Rodrigues.

A agricultora Valdíria Gomes mora na zona rural da cidade e diz ter percebido o sumiço dos primatas.

“Pela manhã, eles sempre vinham aqui no quintal de casa e agora não aparecem mais. Ouvi há uma duas semanas disparos de arma de fogo e desde então os macacos sumiram. Não posso afirmar, mas acredito que tem pessoas matando eles, por conta dessa doença que assombrou Ladainha”, contou.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui