A volta às aulas, na próxima segunda-feira (6/2/2017), vai ter cores novas em duas escolas de Governador Valadares, no Território Vale do Rio Doce, graças à ajuda de 14 detentos do regime semiaberto da Penitenciária Francisco Floriano de Paula. Eles fizeram a manutenção e pintaram as escolas estaduais Antônio Job da Cruz e São Judas Tadeu.
Dos 14 custodiados que trabalharam na Escola Antônio Job da Cruz, quatro também estudaram no ano letivo de 2016. Durante quase uma semana, eles realizaram limpeza, capina, manutenção elétrica e instalação de ventiladores. Ainda pintaram seis salas de aula, banheiros, setor administrativo e área externa.
A diretora da escola, Maria Ângela Andrade Costa, diz estar satisfeita e alegre com o empenho dos presos, tanto nos estudos quanto na reforma. “Eles são dedicados e interessados. Nunca tivemos problemas de comportamento ou de convivência com outros alunos e funcionários.”
Eleomar Pereira da Silva, de 30 anos, é um desses homens elogiados pela diretora. Ele tem dois filhos: um menino de 11 anos e uma menina de 10. “Tentei fazer o melhor possível, como se meus filhos estudassem na escola. Fiquei imaginando a alegria das crianças ao verem a escola reformada e os tons de azul nas salas de aula.”
Emoção diferente é a de Marcelo Rodrigues Fróes, 37 anos, que – além de ter contribuído na pintura, limpeza e capina – está matriculado para este ano letivo e frequentou os bancos da escola no ano passado. “Trabalhei com muito prazer, porque também sou aluno. Estou orgulhoso e não vejo a hora de voltar a estudar!”
A Escola Estadual São Judas Tadeu, instalada dentro da Penitenciária Francisco Floriano de Paula, também passou por pintura com a ajuda de detentos da unidade prisional. “Ela está preparada para receber os alunos e iniciar o ano letivo. Todos estão motivados, especialmente por ter sido cuidada pelos próprios detentos”, destaca o diretor-geral da penitenciária, Wander Barros de Paula.
Autorização judicial
Os detentos do regime semiaberto que estudaram na Escola Estadual Antônio Job da Cruz, em 2016, tiveram autorização judicial para frequentar o curso noturno, que passou a funcionar por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), viabilizada pela Vara de Execuções Penais (VEP) da comarca de Governador Valadares.
Para este ano, estão matriculados cerca de 20 alunos, com idades entre 25 e 45 anos. As aulas acontecem das 18h às 21h45 na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), o que possibilita conciliação de horários para aqueles que estudam e trabalham.
Detentos realizaram diversas intervenções na escola (Divulgação/Seap)
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Agência Minas)