Direto de Brasília – Jerúsia Arruda

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda


EIKE É PRESO
Ao se entregar à Justiça nesta segunda-feira, Eike Batista disse que “está na hora de mostrar” o que ele é e “ajudar a passar as coisas a limpo”. Eike teve a prisão decretada na última quinta-feira na operação Eficiência, desdobramento da Lava Jato e deverá aguardar julgamento em uma cela comum já que não concluiu o ensino superior e não tem diploma universitário. O empresário é acusado de pagar US$ 16,5 milhões ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral.

LÍDER EM CRÉDITO FUNDIÁRIO
O estado de Minas Gerais lidera o ranking nacional de número de operações, no âmbito do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), beneficiando 199 agricultores familiares em 2016. Em comparação com 2015, o número de contratações por família cresceu 131% e representa quase um quarto de todas as operações realizadas ano passado no país (864). Os dados compõem o Painel de Indicadores Gerenciais da Subsecretaria de Reordenamento Agrário, vinculada à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal.

DE NAMORO COM CUBA
O Governo do presidente Michel Temer está planejando estreitar as relações com Cuba. A ideia é aproveitar o momento de abertura comercial do País para fechar negócios com a ilha e, de quebra, o angariar simpatia de críticos do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que levou Temer ao poder. Interlocutores do presidente da República dizem que a ideia é investir em diversas frentes, como financiar a compra e a instalação de equipamentos ferroviários, cujo setor deve deslanchar com o fim do embargo dos Estados Unidos a Cuba, e fornecer etanol e fazer projetos de infraestrutura para beneficiar a indústria na ilha de Fidel. É esperar para ver se a economia de Cuba vai mesmo entrar nesse ritmo.

RETA FINAL
Ninguém tem dúvida da preferência do Palácio do Planalto pela reeleição do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas a participação do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que também faz parte da base do grupo, como candidato, está causando um desconforto que pode provocar um racha na base aliada do governo. Cinco dos 13 partidos do Centrão – PSD, PP, PR, PRB e PSL – já fecharam apoio a Maia e, diante da debandada, Jovair pediu uma reunião com Temer para reclamar. No encontro, ele disse ao presidente que não estava “satisfeito” com o tratamento que estava recebendo do Planalto. Apesar da reclamação do deputado e dos recados de seu grupo, no Palácio, ninguém parece acreditar na possibilidade de um racha na base. A eleição está marcada para a próxima quinta-feira.

SOB PRESSÃO DE MILITANTES
Depois da pressão dos militantes, o PT parece ter desistido de apoiar as candidaturas de Rodrigo Maia à presidência da Câmara e de Eunício Oliveira (PMDB-CE) ao comando do Senado. O aval a nomes que foram a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff e hoje contam com a simpatia do Planalto provocou revolta na base petista, rachou as bancadas do partido no Congresso e obrigou os defensores dessa negociação a recuarem. Na Câmara, a tendência do PT, agora, é avalizar a candidatura de André Figueiredo (PDT-CE). Há deputados, porém, que pregam o lançamento de chapa própria, com Paulo Teixeira (SP). A disputa no Senado ocorrerá na quarta-feira. A posição oficial do PT, no entanto, somente será anunciada nesta terça-feira.

CAMPEÃO EM LEIS APROVADAS
Apoiado por uns e criticados por outros, ao que parece, o Governo de Michel Temer segue firme em seu propósito de ter suas propostas aprovadas e se tornarem leis. Desde maio do ano passado, quando Temer assumiu interinamente a Presidência da República, 62% de todas as novas leis aprovadas no Congresso foram inicialmente propostas pelo Palácio do Planalto, a maior taxa dos últimos dez anos. Os números revelam como o peemedebista, que construiu sua carreira política na Câmara dos Deputados, onde foi eleito presidente da Casa três vezes, interrompeu a trajetória de queda na proporção de leis aprovadas cujo autor é o Executivo. Nos primeiros anos após a promulgação da Constituição de 1988, muitos cientistas políticos temiam que a combinação de presidencialismo com multipartidarismo não funcionaria de jeito nenhum. Se enganaram ao que parece.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui