Evento com Claudia Leitte é interditado por falta de alvará do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

0

O Corpo de Bombeiros interditou, neste sábado (21/1/2017), o evento “Minas com Bahia”, com a cantora Claudia Leitte e convidados em Belo Horizonte. A interdição, cumprindo uma decisão judicial, foi realizada horas antes do início do evento, na região da Pampulha, por falta de alvará de segurança da corporação. Vinte mil pessoas eram esperadas no local.

De acordo com a produtora Onplay Music, que organizou o evento, o show foi transferido de local e não houve tempo hábil para que fosse realizada nova vistoria do Corpo de Bombeiros para emissão de alvará. Estavam previstos apresentações de Claudia Leitte, do bloco de carnaval de Belo Horizonte Juventude Bronzeada e da dupla sertaneja Kléber e Gustavo.

Diante da falta de tempo, a produtora entrou com duas liminares na Justiça, uma na sexta-feira (20) e a outra neste sábado (21), pedindo que a vistoria fosse realizada em caráter excepcional. Segundo os organizadores, o show, que seria na Serraria Souza Pinto foi transferido para o Arena BH porque havia expectativa de um grande público.

No pedido de sexta-feira, a Justiça autorizou que fosse realizada uma vistoria do Corpo de Bombeiros em caráter especial, mas a notificação à corporação foi feita somente após o horário de trabalho dos militares, segundo a Onplay.

A organização, então, entrou com nova liminar neste sábado, com o mesmo pedido. Porém, a juíza de plantão na Vara de Fazenda Pública Flávia de Vasconcellos Lanari afirmou na decisão que não poderia assumir responsabilidade e autorizar a realização do show sem a devida vistoria e autorização do Corpo de Bombeiros, que assegura critérios rígidos relativos à segurança contra incêndios e pânico. A magistrada citou, como exemplo, a tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Segundo a empresa Onplay, funcionários passaram a avisar, a partir do recebimento da negativa da Justiça, a todos que chegavam ao local sobre o cancelamento do show neste sábado.

Ainda de acordo com a Onplay, o mesmo show com as mesmas atrações está confirmado para o dia 4 de fevereiro, também no Arena BH. As pessoas que compraram ingressos para o camarote vão ser avisadas sobre reembolso, caso desejem, assegurou a empresa. A Onplay ainda não definiu como será feito o reembolso dos ingressos solidários, adquiridos com a troca por um quilo de alimento não-perecível. Vinte toneladas de alimentos foram arrecadadas com o show.

A cantora Claudia Leitte (Foto: André Carvalho/Ag Haack)

Nota do Corpo de Bombeiros

Em relação à interdição do show da cantora Cláudia Leite que seria realizado, hoje (21), na Arena BH, esclarecemos que a principal preocupação do Corpo de Bombeiros é garantir a segurança e integridade das pessoas que frequentem qualquer evento. Todos as decisões são baseadas em critérios técnicos de acordo com previsto na Lei Estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico ? Lei 14.130/2001.

De acordo com essa legislação, os organizadores deveriam ter apresentado um projeto com no mínimo 10 dias de antecedência para que fosse feita a análise e vistoria do local o que não ocorreu. Foi apresentado apenas, no dia 17/01, um projeto para a Serraria Souza Pinto, local onde o evento seria realizado anteriormente. Além disso, todo projeto deve ser todo executado 24h antes, para que o Corpo de Bombeiros avalie e, de acordo com a situação, oriente correções ou faça a liberação, o que também não ocorreu.

A equipe de vistoria esteve no Arena no dia 20, das 16 às 21h, e constatou, além da falta do projeto, os organizadores ainda trabalhavam na montagem da estrutura. Diante dessa situação, o local foi interditado e realizada uma reunião entre o Corpo de Bombeiros, a PBH, a PMMG e demais órgãos envolvidos onde foi reforçada a inviabilidade de realização do espetáculo.

Diante do não cumprimento das exigências legais por parte dos organizadores, o evento foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, decisão reafirmada pela Justiça. Reforçamos que a decisão foi baseada em critérios legais, técnicos e com o objetivo de preservar vidas, garantir a segurança e evitar novas tragédias.

(Com informações do G1 Minas e Corpo de Bombeiros)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui