Começa nesta quarta-feira a 26ª Festa Nacional do Pequi em Montes Claros

0

A 26ª edição da Festa Nacional do Pequi começa nesta quarta-feira (14), na Praça da Matriz de Montes Claros (MG). O evento deste ano é intitulado “Sertão Gastrobeer” e a proposta é que a festa seja um encontro de expressões culturais distintas, reunindo estilos musicais diferentes, bem como comidas e bebidas regionais típicas e artesanato.

Na cerimônia de abertura, receitas que levam o fruto que caracteriza o Norte de Minas serão distribuídas gratuitamente no Centro Cultural. De acordo com informações da Secretaria de Cultura, na quinta-feira (15) acontecerá uma noite gospel, com apresentações religiosas de artistas da terra. Na sexta-feira (16), é a vez da moda de viola. Em uma homenagem a Tião Carreiro, os violeiros trarão a música caipira ao espaço. No sábado (17), shows de artistas regionais que trazem a cultura montes-clarense e, no domingo (18), concertos de Natal serão interpretados por artistas do Conservatório Lorenzo Fernandez (CELF).

Para o secretário de cultura, Carlos Muniz, a programação realizada na Praça da Matriz engrandece o circuito cultural da cidade e atende toda a comunidade. “Ter uma festa em um lugar tão central e bonito, como a Matriz, fica uma festa mais intimista, regional e com cara de evento histórico. Quem visitar a praça vai comer arroz com pequi, ouvir música regional, conhecer artesanatos, então apostamos que vai ser realmente a cara de Montes Claros”, argumenta.

Muniz explica que, este ano, os festivais não foram incluídos na programação. O concurso de pratos de arroz com pequi e o Festival de Música do Pequi, já tradicionais dentro da festa, foram adiados por conta de dificuldades financeiras. “Como as pessoas que participam têm que ser valorizadas com bons prêmios, tivemos que adiar os concursos. É um momento de crise e de dificuldades para o Brasil como um todo, além de ser uma fase de transição de prefeitos. Então decidimos economizar, mas, ao mesmo tempo, não deixar o evento de fora do calendário”, explica o secretário.

Ainda que sem premiações, é na Praça da Matriz que os artistas regionais vão mostrar o que prepararam para os moradores de Montes Claros. José Francisco é músico na cidade e já participou de pelo menos quatro Festivais do Pequi. Foi vencedor, inclusive, quando integrante da Banda Umeazero, com a música “Na Mão do Moleque”. Chico Mineiro, como é conhecido, lamenta a ausência do festival, mas torce para que a festa seja um sucesso.

“É uma pena que não vamos ter o espaço para mostrar nosso trabalho autoral, uma vez que o público busca ouvir uma coisa nossa, que realmente diga respeito ao que vivemos, à cidade. Ainda assim, limitações existem. Pela situação que o país está passando e o município, fico contente porque a festa ainda vai acontecer. Tomara que o festival não seja deixado de lado”, diz.

Confira a Programação

14/12 (quarta-feira):
– 21h00: Abertura oficial no Centro Cultural
– 22h00: Shows musicais

15/12 (quinta-feira):
– 20h00: Noite Gospel

16/12 (sexta-feira):
– 20h00: Noite da Viola, Homenagem a Tião Carreiro. Apresentação do terno de folia Estrela Guia

17/12 (sábado):
– 20h00: República Casa Nova
– 21h30: Simone Santana e Roberto Mont’Sá
– 23h00: Raparigas do Bonfim

18/12 (domingo):
– 13º Concerto de Natal – 15 anos da Orquestra Sinfônica de Montes Claros

Festa do Pequi tem abertura na quarta (Foto: Silvana Mameluque/Prefeitura de Montes Claros)

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui