A rede estadual de ensino mineira terá representantes em todos os gêneros na fase final da Olimpíada de Língua Portuguesa. O último encontro realizado foi o do gênero Poema e a estudante do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Lauro Machado, no município de Turmalina, Natália Godinho Amaral, conquistou uma vaga na etapa final da competição.
Intitulado “Da minha janela”, o texto escrito por Natália mostrou como sua cidade era antigamente e como é hoje. “Antigamente as mulheres sentavam nas calçadas das ruas para fazerem rendas e bordados. Também tinham muitas namoradeiras. A cultura da minha cidade de hoje é muito baseada nesses costumes”, conta. Os elementos que precisava para compor o texto, a estudante conseguiu em conversa com sua avó. “Ela conta muitas histórias de como era antigamente e isso me ajudou muito na hora de escrever”, acrescenta.
Sobre a participação na fase final da Olimpíada, Natália afirma estar ansiosa. “No encontro pude ver que têm textos muito bons. Estou muito ansiosa. Tomara que eu consiga ganhar”, conclui.
A fase final da Olimpíada de Língua Portuguesa será realizada no mês de dezembro, em Brasília. Clique aqui e confira a lista de estudantes selecionados.
Natália Godinho Amaral é aluna do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Lauro Machado, no município de Turmalina (Foto: Divulgação / Olimpíada de Língua Portuguesa)
Outros gêneros
No gênero Artigo de Opinião, a rede estadual de Ensino mineira será representada pelos estudantes Mariana Carolina Rezende, da Escola Estadual Doutor Benedito Leite Ribeiro, em Guaxupé; Elislaine Patrícia dos Santos, da Escola Estadual Alberto Caldeira, em Guanhães; e Sérgio Firmo de Souza Júnior, da Escola Estadual Monsenhor Rocha, em Santa Bárbara do Leste.
No gênero Crônica, os finalistas da rede estadual mineira são Nicole Cardoso Torres, da Escola Estadual Coronel Antônio Domingos Ribeiro, no município de Bom Jesus da Penha; Jeferson de Jesus Garcia Viana, da Escola Estadual Rui Barbosa, no município de Campestre; Gabriela Chaves Santos, da Escola Estadual Coronel Xavier Chaves, no município de mesmo nome; Phâmella Paula da Silva, da Escola Estadual Monsenhor Rocha, em Santa Bárbara do Leste; e Beatriz Silva Araujo Sales, da Escola Estadual João dos Santos, em São João del-Rei.
Giovanna Lucciane de Assis Monteiro Resende, da Escola Estadual Coronel Xavier Chaves, localizada no município de mesmo nome; Maria Victória Alves Dos Santos, da Escola Estadual Dom Lúcio, em Espinosa; e Bianca Paiva de Souza, da Escola Estadual Basílio da Gama, são os finalistas da rede estadual de ensino mineira na categoria Memórias Literárias.
Os encontros
A Etapa Regional é composta por quatro encontros, cada um dedicado a um dos gêneros textuais trabalhados no Programa: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.
Esses encontros têm duração de três dias e neles são realizadas oficinas de formação, palestras, passeios culturais e diversas outras atividades com o objetivo de ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos, além de apresentar, aos professores, propostas destinadas a contribuir para a melhoria do trabalho docente.
Participam presencialmente os 500 alunos semifinalistas e seus professores, 125 em cada gênero, que viajam para uma das capitais brasileiras escolhidas para sediar os eventos.
As comissões Julgadoras
Ao mesmo tempo em que são realizadas as oficinas com estudantes e professores, também acontecem as Comissões Julgadoras Regionais.
Compostas por representantes do Ministério da Educação, da Fundação Itaú Social, do Cenpec, da Undime, do Consed, das Secretarias de Educação, e por docentes de universidades públicas, as comissões têm a missão de avaliar os textos semifinalistas e selecionar os 38 textos de cada categoria que passarão à Etapa Nacional, ou seja, à final do concurso.
Nessa etapa, os avaliadores participantes das comissões julgadoras têm a oportunidade de verificar a autoria dos textos dos alunos por meio de novas produções textuais que acontecem ao longo das oficinas regionais.
A Olimpíada
O tema da edição deste ano da competição é “O lugar onde vivo”, que propiciou aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. O professor inscrito orientou seus alunos a escrever um texto, em língua portuguesa, original e de autoria exclusiva de cada aluno, nas categorias: Poema (dedicado aos alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental), Crônica (estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º ano do Ensino Médio).
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), este ano está em sua 5ª edição.
(Fonte: SEE-MG)