Autoridades ‘deixam de lado’ um dos piores desastres ambientais da história do Vale do Jequitinhonha

0

Um incêndio florestal – considerado um dos piores desastres ambientais da história do Vale do Jequitinhonha – pode ter sido criminoso e, mesmo assim, corre o risco de ficar sem esclarecimentos. O fogo consumiu cerca de 2.500 hectares (o equivalente a 2.500 campos de futebol) de vegetação de Mata Atlântica e Cerrado em uma fazenda entre as cidades de Coronel Murta e Itinga, há mais de um mês. Até o momento, as investigações sobre a autoria das chamas, que foram combatidas pelos bombeiros, não avançaram.

Segundo um servidor da delegacia de Polícia Civil de Araçuaí, na mesma região, que pediu para não ser identificado, o caso nem sequer foi encaminhado para ser investigado pela corporação. Já a assessoria do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) – que teria recebido uma denúncia do caso – informou que a promotoria de Araçuaí também não teve conhecimento do incêndio.

De acordo com o chefe do Departamento Municipal do Meio Ambiente de Coronel Murta, Vital Moutinho, as chamas atingiram um local de difícil acesso, que era refúgio da fauna nativa da região. “A área estava preservada há muito tempo, tinha árvores como perobas e aroeiras, além de aves e animais como tatus, veados campeiros, pacas e até onça parda. É uma pena”, disse.

Na opinião da superintendente executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Dalce Ricas, a falta de investigação dos incêndios florestais é um incentivo para que eles continuem ocorrendo no Estado.

“Estimamos que 95% desses incêndios não sejam investigados. Raramente se consegue estabelecer uma relação direta entre a pessoa que inicia as chamas e o desastre ambiental, a não ser que ocorra um flagrante”, detalhou.

Para Dalce, um avanço na apuração dos casos poderia intimidar os proprietários rurais que têm as queimadas como prática corriqueira. “É comum que um lugar pegue fogo e que o dono não chame os bombeiros, porque ele mesmo que ateou. Só quando sai do controle é que ele pede socorro. Uma investigação mais profunda seria positiva para fazer eles pensarem duas vezes”, afirmou.

Área não poderá ter plantação

O avanço da cultura do eucalipto na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, pode ter motivado o incêndio que devastou os 2.500 hectares, na opinião do chefe do Departamento Municipal do Meio Ambiente de Coronel Murta, Vital Moutinho, já que o terreno devastado fica próximo a uma plantação da árvore.

“O desmatamento na região tem se agravado bastante com essa nova cultura. Imaginamos que tenham incendiado o terreno para plantar eucaliptos depois”, avaliou Moutinho.

Porém, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), uma área de mata que tenha sido queimada não pode abrigar uma plantação. “Áreas degradadas devem ser recuperadas e não podem ser utilizadas para outras atividades”, afirmou a Semad, por meio de nota.

Cerca de 2500 hectares foram consumidos pelas chamas (Foto: Divulgação)

(Fonte: O Tempo Online)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui