Hemominas homenageia voluntários na Semana Nacional dos Doadores de Sangue.
Sorrisos de satisfação pelo dever cumprido, humildade para se colocar a serviço da saúde pública e dos pacientes do SUS, estímulo aos valores de solidariedade cidadã, que envolve também as famílias, parentes e amigos. Essas, a tônica da solenidade oficial que a Fundação Hemominas, do sistema estadual de saúde, promoveu em Governador Valadares, em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro. O evento reverenciou cerca de 300 doadores voluntários de sangue do município e região, nas categorias Azul, Bronze, Prata, Ouro e Diamante do programa de fidelização de doadores da instituição. Emocionados e empenhados em retribuir a solidariedade dos doadores, os servidores do Hemocentro de Governador Valadares desdobraram-se, após um dia normal de atendimento na unidade, para que todas as honras fossem destinadas a eles que, com seu gesto contínuo de doação, trazem vida a milhares de pacientes no estado.
Os doadores homenageados na categoria Azul completaram em junho deste ano (2016) entre 10 e 14 doações regulares; aqueles que perfizeram de 15 a 24 doações receberam o diploma Bronze. Os que atingiram, ao longo de suas vidas, de 25 a 34 doações de sangue total foram contemplados com o diploma Prata. O diploma Ouro foi entregue aos que alcançaram entre 35 e 49 doações. O diploma e a placa comemorativa da categoria Diamante foram entregues a oito doadores que, em atitude de total entrega, fizeram a virada máxima da fidelização: Eneas Coelho Campos, Wilmo do Nascimento da Silva, Edelsio Arcanjo Barreto, por completarem 50 doações voluntárias; Raimundo de Souza Neto, Tamilson Souza Carvalho, Carlos Roberto Dalla Thomasi e Marcio José Marques, com 51 doações voluntárias cada um, e Lauro César Soares Cassini, que completou com orgulho 52 doações de sangue na unidade da Hemominas no município.
Também foram homenageados com o diploma de Honra ao Mérito os parceiros – instituições e pessoas físicas – que se destacaram no envolvimento com a causa da doação sangue, seja por articularem campanhas específicas, seja por se tornarem multiplicadores em suas cidades ou, ainda, por oferecerem gratuitamente seus serviços e espaços de veiculação ao Hemocentro de Governador Valadares. Este ano foram agraciados a Universidade do Vale do Aço, representada na solenidade pelo diretor José Carlos de Carvalho Gallinari e pelo professor Vinícius Lana, ambos da Faculdade de Medicina de Ipatinga; a Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, representada pelo diretor Altino Machado; o prefeito de Itabirinha, Édmo César Feliciano Reis; a multiplicadora de Itabirinha, Maria das Graças Oliveira Neves; Monise Silva Fonseca, captadora de doadores do Hospital Municipal de Ipatinga e a empresa de Comunicação Led Square, representada pelo diretor Eduardo Gouveia.
Destacando-se por sua alegria contagiante, Marilene Medeiros, 44 anos, recebeu o diploma Prata por completar 25 doações de sangue. “Uma amiga ia fazer cirurgia e eu fui doar sangue pela primeira vez para que ela pudesse ser operada. Daí, gostei e continuei doando voluntariamente até hoje”, disse com satisfação a mãe de um “menino” de 24 anos.
Impedido de comparecer à solenidade por estar viajando a trabalho, Carlos Roberto Thomasi foi representado por sua esposa Maria Regina Pereira Thomasi, que recebeu das mãos da presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, a distinção Diamante. “Ele começou a doar sangue quando estava no Exército e hoje completou 51 doações. Para ele, doar sangue é sagrado e, às vezes, até comenta que já está na hora de ir doar”, comentou Maria Regina.
Ao abrir a solenidade, Júnia Cioffi destacou a importância da doação de sangue para todos os pacientes de Minas Gerais e disse que a Hemominas, na atualidade, está quase alcançando a marca de 100% de cobertura das transfusões realizadas no estado. “Hoje, a Hemominas está aqui para agradecer. Agradecer aos doadores por seu desprendimento e solidariedade; agradecer aos parceiros pela atuação constante junto ao hemocentro na causa da mobilização para doação de sangue; agradecer aos servidores pela dedicação e pelo atendimento caloroso dispensado aos doadores, fazendo com que tenham vontade de retornar”, salientou Cioffi. Participaram da mesa de abertura a Superintendente Regional de Saúde, Janine Souza Vicente; a vereadora, professora e advogada Rosemary Mafra e a coordenadora do Hemocentro de Governador Valadares, Myriene Brasileiro Vilar.
Maria Regina, esposa do doador Carlos Roberto Thomasi (Foto: Regina Vasconcelos/Divulgação)
Celebração em rede
Durante o mês de novembro, e especialmente no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, as homenagens se estenderam a toda a rede Hemominas. Além do lanche especial, todas as unidades promoveram a entrega de diplomas aos doadores fidelizados com mais de 25 doações.
No Hemocentro de Belo Horizonte, abrindo a programação da Semana do Doador, houve culto, seguida por atrações musicais com a apresentação de artistas como Thaís Moreira (participante do The Voice Brasil), Raíssa Ramos e Guto Reis, Leslie e Laurie e Abigail Barcelos (participantes do The Voice Kids). E mais: Rafael e Amigos, Rafael Morais e Roger,Igor, Sanráh e Dudu Mendes. A Semana foi encerrada na sexta-feira, com a participação da banda 14 Bis.
Em Juiz de Fora, também muitas atrações: Coral das Crianças da Legião da Boa Vontade (LBV), a banda da 4ª Brigada de Infantaria Leve do Exército, show de mágica de Gustavo Franco. Sem contar a sessão de maquiagem e o lanche especial servidores aos doadores que compareceram ao local.
No Hemonúcleo de Divinópolis, houve a distribuição de lembranças, lanche especial, além da entrega de certificados aos doadores fidelizados. Os músicos deram o tom com o saxofonista Ismael Costa, o cantor sertanejo Luiz Augusto e sanfoneiro, o Grupo Coral do Centro de Artes e Ofício. Teve espaço ainda para contação de histórias com Maria Aparecida dos Santos. O Coral Uirapuru encerrou as comemorações.
O Hemocentro Regional de Uberlândia reverenciou os doadores com diversos mimos: lanche especial, sorteios de lembranças alusivas à data, exposição de telas dos pacientes pediátricos do Hospital do Câncer, além de apresentações musicais: Grupo de Entretenimento do Hospital do Câncer; Violeiros Severo e Belchor; Gisele (música e gaita); Renir Valentini, Paulo Cesar.
E ainda: diplomação de doadores fidelizados e dos doadores de hemácias por aférese.
Em Manhuaçu, a programação constou de Missa em Ação de Graças ao Doador de Sangue na Igreja Matriz de São Lourenço, conscientização da população com faixas alusivas à doação de sangue espalhadas pela cidade. Também se apresentaram a banda de música do 11º Batalhão da Polícia Militar de Manhuaçu e os Acadêmicos do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Gerenciais (FACIG). Foram diplomados sete doadores na categoria Diamante.
A unidade de Uberaba distribuiu lembranças aos candidatos à doação de sangue, e entregaram prêmios aos vencedores do concurso de frases e desenhos “Doação de sangue, um compromisso social”. O concurso faz parte das atividades do projeto “Doador do Futuro”. Ainda: a entrega de diplomas para os doadores de sangue fidelizados de 2016 e aos parceiros do Hemocentro na causa da doação ocorreu no saguão do Auditório Esmeralda, na reitoria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Várias atividades aconteceram também no Hemonúcleo de Patos de Minas: entrega de diplomas aos que completaram mais de 10 doações em 2016 (realizada na Associação Médica Regional de Patos de Minas), decoração alusiva ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Em parceria, a equipe do Hemonúcleo e alunos do Curso de Biomedicina da Faculdade Patos de Minas (FPM) fizeram a conscientização e o pré-cadastro dos candidatos à doação de sangue e de medula óssea, na Praça do Coreto.
Em Montes Claros, a programação teve como destaques missas em homenagem ao doador de sangue, na Paróquia São Francisco de Assis, palestras na Escola Estadual Armênio Veloso, Lançamento Oficial da Decoração e Recepção de Doadores, missa na Praça Pio XII, homenagem do SEST-SENAT aos doadores, bem como a entrega de diplomas aos doadores com mais de 25 doações.
No Hemonúcleo de Sete Lagoas, sacolas plásticas recicláveis e camisas foram entregues aos doadores diplomados,q eu foram brindados com apresentações musicais dos artistas: os cantores Emerson William, Eduardo Dias (voz e violão), Larissa Ramos e Douglas Soares. Marcaram presença também as contadoras de histórias Maria Geralda e Bárbara Freitas.
Em Ponte Nova, além do lanche especial oferecido durante toda a semana e a entrega dos diplomas aos doadores fidelizados, mereceram destaque as empresas que mais contribuíram com a causa da doação de sangue na cidade, neste ano.
Já o Hemonúcleo de Ituiutaba preparou uma apresentação musical com Paulo Violeiro para a diplomação de doadores, ocorrida no dia 25 de novembro.
Com tais atividades, de forma singela a Fundação Hemominas agradece o desprendimento e solidariedade de todos os doadores voluntários, parabenizando-os pelo seu dia. O ato traz benefícios para todos: hospitais, pacientes, Hemominas e sociedade, além de dar mais segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar do procedimento transfusional. E não custa lembrar: quem não pode doar, também pode dar sua contribuição, conscientizando outras pessoas sobre a importância e necessidade desse grande gesto.
Presidente da Fundação Hemominas, Junia Cioffi, na abertura da solenidade realizada no Ilusão Esporte Clube, Em Governador Valadares (Foto: Regina Vasconcelos/Divulgação)
Marilene Medeiros: emocionada ao receber o diploma prata por completar 25 doações de sangue (Foto: Regina Vasconcelos/Divulgação)
(Fonte: Ascom Hemominas)