Guia reúne imagens de espécies de pássaros do Parque Estadual do Biribiri

0

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) disponibilizou, na internet, o Guia para Identificação de Aves do Parque Estadual do Biribiri. O trabalho reúne fotos e dados da avifauna da unidade de conservação localizada no município de Diamantina, na região do rio Jequitinhonha.

Segundo a idealizadora do trabalho, a analista ambiental do IEF, Fabiane Cristina da Silva, foi utilizada a listagem de pássaros presente no plano de manejo do Parque. O estudo foi concluído em 2004 e traz informações sobre a biodiversidade da unidade de conservação, dentre outras. “Utilizamos as imagens que estão presentes no Wikiaves que é um site de conteúdo interativo, direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves”, explica a veterinária do IEF.

Dentre as espécies presentes no Guia, Fabiane da Silva destaca a presença da Codorna Caseira e afirma que a espécie merece mais cuidados. “São poucos trabalhos realizados no Parque e seria fundamental se pesquisadores e instituições acadêmicas fizessem pesquisas sobre a espécie”, afirma. “Quanto mais atuais as pesquisas sobre a biodiversidade encontrada no Parque, melhor é o trabalho de conservação que é realizado”, completa.

O Parque Estadual do Biribiri está inserido no complexo da Serra do Espinhaço e possui 16.998,66 hectares. A cobertura vegetal nativa é composta por Cerrado, Campos Rupestres e Matas de Galeria. Podem ser encontrados na unidade de conservação diversas espécies da fauna, muitas delas ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e a onça-parda ou suçuarana.

O Guia para Identificação de Aves do Parque Estadual do Biribiri está disponível na internet, no endereço www.ief.mg.gov.br ou aguarde o download no player abaixo:



(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui