Nova reportagem do Fantástico mostra detalhes de fraude no Enem 2016

0

Um grupo que vazou o gabarito de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) 2016 foi descoberto em investigações conjuntas feitas pela Polícia Federal (PF) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A ação, divulgada no programa Fantástico deste domingo, 13 de novembro de 2016, mostra integrantes da quadrilha informando as respostas para candidatos, por meio de ponto eletrônico. Todo o gabarito da prova azul, de Ciências Humanas e da Natureza, foi ditado em menos de 7 minutos.

De acordo com o delegado Marcelo Freitas, que conduziu as investigações, a quadrilha teria atuação em três Estados. De acordo com a denúncia, um dos candidatos dispostos a fraudar o Enem foi Sofia Azevedo Macedo, natural de Carbonita (Vale do Jequitinhonha), que pretendia cursar Medicina. Ela foi presa e liberada após o pagamento de fiança.

Em nota, o Inep informou que operações deflagradas no fim de semana do Enem são reflexo da ação conjunta entre as instituições, que trabalham em parceria para garantir a segurança e a lisura do certame. “O INEP e a PF reiteram o empenho para apurar os fatos, para que não haja prejuízo aos participantes do ENEM 2016. A investigação está em andamento para que os casos sejam apurados e os envolvidos punidos e eliminados do Exame”, informou o órgão federal.

Reportagem do Fantástico

Confira no player abaixo a reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, exibida na noite desse domingo (13/11):



(Com informações do Programa Fantástico e Estadão Conteúdo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui