Família procura criança de cinco anos desaparecida em Araçuaí

0

A mãe de uma menina de cinco anos, moradora da cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, denuncia que o ex-marido sumiu com a filha desde sábado (05/11/2016) e até o momento, ela não sabe o paradeiro dos dois. O caso já foi comunicado à Polícia Militar e a Polícia Civil deverá investigar.

A mãe da menina, a faxineira Rutmera Paiva Santos, de 39 anos, conta que tinha um acordo informal com o ex-companheiro, em que compartilhavam os cuidados com a criança. A garota , segundo ela, saiu com o pai na tarde de sábado para ir ao cinema e não foi mais vista.

“Acreditamos que ele tenha viajado na madrugada de domingo (6). Não levou roupa da menina e deixou pouquíssimas roupas dele”, informou uma enteada do homem.

O pai Nicodemos com a filha, em foto de família (Divulgação)

O suspeito tem passagens pela polícia por crime contra o patrimônio e chegou a ser condenado.

De acordo com a lei, ele poderá ser investigado por “subtração de incapaz”, crime previsto no artigo 249 do Código Penal. “Não é rapto porque ele é pai da criança”, explica um advogado.

A família da mãe da criança diz que o pai, identificado como Nicodemos Monteiro de Barros Sobrinho, de 55 anos, é natural da cidade de Itaipé, na região do Vale do Mucuri e que ele possui parentes em São Paulo, Bahia e Espírito Santo.

“Todos aqui desconhecem o paradeiro dele. Estamos aguardando alguma notícia para poder tomar uma providência. Deve ser providenciado um mandado de busca contra ele e a família vai buscar isso na Justiça”, afirma uma das filhas da faxineira.

A mãe da menina, que procurou o Ministério Público na tarde desta terça-feira (8) disse que o ex-companheiro tem dois filhos com outra mulher e que eles já são casados. Um mora na Bahia e outro no Espírito Santo.

“Consegui falar hoje (terça-feira) com o que mora na Bahia. Ele disse que há 10 dias não fala com o pai. Liguei ontem (segunda-feira) para uma irmã dele em São Paulo. Ela falou que ele não havia aparecido por lá. Hoje já não consigo mais falar com ela, porque o celular está dando a mensagem que o número não existe. Estou desesperada. Não tenho mais cabeça para trabalhar, estou perdendo serviço”, diz a mãe da criança.

Nicodemos Monteiro, natural de Itaipé (Divulgação)

Entenda

Os pais da menina mantiveram um relacionamento estável por 8 anos e se separaram há . Com a separação, o homem saiu da casa onde eles moravam, na Rua Gentil de Castro, e foi morar em um pequeno sítio, na região do Gravatá, zona rural do município.

“Ele retornou há 2 meses para Araçuaí e alugou um barzinho, nas proximidades daqui de casa mas, antes dele desaparecer com a menina, já havia devolvido o imóvel para o dono. Fui lá no sítio onde ele morava. Está tudo fechado. Não tem ninguém”, disse a mãe da criança.

Ela contou que na tarde de sábado (5), ele foi buscar a filha e pediu para levá-la ao cinema. “Eu permiti. Foi a última vez que vi a menina”, conta a mãe.

Ela disse que agora vai pedir a guarda definitiva da filha à Justiça, porque antes, possuía apenas um acordo informal para que o pai também pudesse ficar com a criança. “Ela [a menina] sempre morou comigo. Passava apenas o fim de semana com ele. Nunca teve problema. Não sei por que ele fez isso. Quero minha filha de volta” diz a mãe que possui outros 5 filhos, já maiores de idade.

“Com ele eu só tive a menina. Meus outros filhos já não moram mais comigo. Já são casados”, lembra Rutmera.

Pelas redes sociais, uma tia da menina faz apelo para quem souber de alguma informação avisar a família.

A pequena Hanna, com a mãe Rutmera Paiva (Divulgação)

(Fonte: Gazeta de Araçuaí/Sérgio Vasconcelos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui