O futuro prefeito de Montes Claros, Humberto Guimarães Souto, do Partido Popular Socialista (PPS), eleito neste domingo (30/10/2016), em segundo turno, disse estar muito feliz com a vitória e prometeu fazer a mudança que a cidade precisa. “Obrigado pela confiança! Tenha certeza que estou preparado e vou fazer a mudança que Montes Claros precisa! Obrigado! Vamos juntos!”
Em seu discurso de vitória, Humberto Souto disse que esperava votação ampla, pela grande recepção que teve nas ruas. “Estou feliz, porque, diante do que foi mostrado nas ruas, foi transformado em números. Agora vamos assumir a prefeitura. Não posso prometer nada, antes de saber a real situação da prefeitura. Mas, a população pode saber: se entrar um tostão da população, ele será revertido em obras”.
Humberto durante campanha em Montes Claros (Foto: Divulgação/Humberto Souto)
Em entrevista ao MG Inter TV 2º Edição, na última segunda-feira (24), Humberto Souto afirmou que vai fazer uma gestão participativa, olhando para as necessidades de cada comunidade, tornando o governo democrático. Ele destacou ainda, entre suas propostas, fazer um plano estratégico pensando em Montes Claros para 2030; criar um fundo de mobilidade urbana que, segundo o Souto, será criado durante os quatro anos de mandato; retornar com o funcionamento 24h do Hospital Alpheu de Quadros; construir cinco Unidades de Pronto Atendimento e, para melhorar a educação, destacou que uma das metas da cidade é formar cidadãos para o trabalho
Quem é Humberto Souto?
Humberto Souto é contador, advogado e empresário. Nasceu em 03/06/1934 e entrou para a vida pública como vereador, em Montes Claros, em 1962. Depois foi deputado estadual, sete vezes deputado federal, vice-presidente da Câmara dos Deputados, Líder de Governo, provedor do Hospital Aroldo Tourinho, ministro e presidente do Tribunal de Contas da União.
O político trouxe recursos públicos para a construção da Barragem de Juramento, principal responsável pelo abastecimento de água de Montes Claros; incluiu Montes Claros no Programa Cidades de Porte Médio, durante a administração Toninho Rebello, permitindo a construção da Rodoviária, subprefeituras, lavanderias e pacotes de pavimentação de vias de acesso aos bairros. Trouxe os Caics dos bairros Renascença e Maracanã, recursos para os prefeitos Toninho Rebello e Athos Avelino investirem na construção das avenidas Sanitária e Sidney Chaves.
Na Constituição de 1988, Humberto Souto incluiu emenda que concedeu o maior perdão de dívidas rurais para pequenos produtores rurais que sofriam grande seca. Ainda como deputado federal, Humberto Souto conseguiu recursos para a construção das principais barragens do Norte de Minas, como a Barragem de Bico da Pedra, que alimenta o Projeto Gorutuba. Entre outras grandes obras, foi responsável pela construção da ponte sobre o Rio São Francisco, ligando Pedras de Maria da Cruz a Januária, com 1.050 metros de extensão, na BR-135.
Resultado do segundo turno
Humberto Souto obteve 123.156 (65,31%) dos votos válidos, deixando para trás, em segundo lugar com 65.416 (34,69%), o prefeito afastado Ruy Adriano Borges Muniz, do Partido Socialista Brasileiro (PSB). 815 (100,00%) seções foram apuradas.
Montes Claros é a maior cidade da região Norte de Minas Gerais e possui 262.496 eleitores, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Justiça Eleitoral registrou 50.933 (19,40%) abstenções e comparecimento de 211.563 (80,60%) eleitores. 5.690 (2,69%) montes-clarenses votaram em branco e outros 17.301 (8,18%) anularam o voto. O total de votos válidos foi 188.572 (89,13%).
Primeiro turno
Humberto Souto (PPS) recebeu no primeiro turno das eleições municipais 76.595 votos válidos, 54,89% do total. O candidato, de 82 anos, representa a coligação “Pra fazer a mudança”, composta por 11 partidos: PPS, PP, PDT, SD, REDE, PEN, PT do B, PV, PR, PSL e PRP. Ruy Muniz, disputou o primeiro turno das eleições municipais e obteve 48.834 votos.
(Com informações do G1 Grande Minas e Aconteceu no Vale)