Coelho vence o Furacão e deixa a lanterna do Campeonato Brasileiro

0

O América voltou a vencer e, finalmente, saiu da última posição na tabela do Campeonato Brasileiro depois de 22 rodadas na lanterna. Em jogo de muita marcação e poucas chances claras de gol, coube ao zagueiro Éder Lima anotar o tento do triunfo alviverde, aos 39′ da segunda etapa. O Coelho volta ao caminho das vitórias, após quatro derrotas, chega aos 24 pontos e deixa o Santa Cruz na 20ª colocação, com 23. O Atlético-PR permanece com 48 e perde a vaga no G-6 para o Corinthians.

O compromisso da próxima rodada do Campeonato Brasileiro será mais uma vez em casa – onde o América conquistou todas as vitórias na competição. Na segunda-feira, novamente às 20h, o Coelho recebe o São Paulo, no Independência. Será a chance da equipe mineira tentar se aproximar do Figueirense, 18º colocado, com 32 pontos.

Já o Atlético-PR tem outro clube mineiro pela frente na 33ª rodada. O Furacão recebe o Cruzeiro no sábado, às 16h30, na Arena da Baixada, em Curitiba. O técnico da Raposa, Mano Menezes, aproveitou o confronto em Belo Horizonte e compareceu ao estádio para observar de perto o próximo adversário celeste.

América venceu o Atlético-PR no Independência (Foto: Divulgação/América-MG)

O Jogo

A primeira etapa da partida teve poucas emoções. Com menos posse de bola (41% a 59%), o América até surpreendeu e chegou a finalizar mais (5 a 2). Mas o primeiro tempo não teve muitas chances claras de gol. As melhores oportunidades foram em chutes de fora da área. Ernandes tentou pelo Coelho e Weverton espalmou, aos 10′. Pelo Furacão, aos 16′, Léo tabelou com André Lima e bateu alto. João Ricardo defendeu sem dar rebote.

Com a estratégia de esperar pelo adversário, o Coelho acabou cedendo terreno e foi pressionado em seu campo até o meio da primeira etapa. O América tentava muitas vezes – sem efetividade – a ligação direta com chutes dos zagueiros. Danilo, pela esquerda, e Matheusinho, pela direita, tentavam dar fluidez e uma saída rápida para contra-ataques. Do lado rubro-negro, pouca criatividade para quem busca a classificação para a Libertadores.

No segundo tempo, a marcação seguiu forte e as chances não aumentaram. Apesar disso, as duas equipes se esforçaram para encontrar espaços para criar. Com dificuldades pelo meio, restava os cruzamentos, tentados à exaustão – 21 pelo América (17 errados) e 18 pelo Atlético-PR (15 errados). Tanto Enderson Moreira quanto Paulo Autuori apelaram para as substituições na tentativa de mudar a partida e abrir o placar.

O América criou suas melhores chances aos 34′, após Michael entrar no lugar de Nixon. Com presença de área e porte físico, o centroavante conseguiu se colocar entre os zagueiros, mas faltou ritmo de jogo. Em cruzamento baixo, a bola bateu nas pernas e escapou. Na sequência, livre pelo alto, a cabeçada saiu por cima.

O Coelho cresceu no final da partida e encontrou seu gol em uma bobeada da zaga atleticana. Aos 39′, Danilo bateu mal um escanteio. A bola saiu rasteira, sem força, e em uma furada da defesa rubro-negra, sobrou para Éder Lima. O zagueiro alviverde dominou em bateu rasteiro abrir o placar. 1 a 0 América. Nos minutos finais, o Furacão tentou o empate na base da vontade e criou ainda mais espaços para a equipe mineira, que segurou o resultado até o último apito do árbitro.

Enderson Moreira destaca participação da base

Segundo o técnico, o triunfo americano foi justo pelo futebol apresentado por sua equipe, principalmente no segundo tempo. O técnico também comemorou a mudança no tabela. O resultado fez o América ultrapassar o Santa Cruz e deixar a lanterna da competição.

“Foi um resultado merecido. Tivemos algumas dificuldades no primeiro tempo, mas acho que no segundo, principalmente no último terço do jogo, nós conseguimos buscar o resultado que nos tira dessa lanterna”, observa o treinador, que acrescenta.

“Depois que o Santa Cruz perdeu para o Botafogo, a gente trabalhou com a grande oportunidade de sair da lanterna. Felizmente, conseguimos este resultado, mesmo que não deixe a zona de rebaixamento”.

A conquista da vitória diante do torcedor americano fez a equipe subir para 24 pontos, mas a situação para deixar a zona de rebaixamento ainda é complicada. Enderson Moreira lamenta o cenário, mas destaca que a mobilização no Clube seja a lutar com dignidade na reta final do Brasileiro.

“Infelizmente, a vitória não é suficiente para aquilo que nós tínhamos como principal objetivo, que era sair da zona de rebaixamento, de poder dar para o torcedor essa perspectiva de se manter na Série A. Mas temos mobilizado muito os atletas no sentido de que precisamos manter a dignidade individual, coletiva, e principalmente do Clube”, enfatiza o comandante americano.

Jovens decisivos

Durante a partida, o técnico Enderson Moreira deu chances para atletas oriundos da categoria de base. Além dos titulares Messias e Matheusinho, o treinador promoveu a entrada dos volantes Renato Bruno e Makton, que atuou como zagueiro e fez sua estreia como profissional. Messias e Matheusinho fizeram uma partida segura e Makton e Renato Bruno entraram em campo com desenvoltura e apresentaram um grande futebol.

O treinador comentou que a Comissão Técnica observa atentamente os talentos provenientes da base e destacou a felicidade de ver os garotos atuando com qualidade. Porém, Enderson pede calma e ressalta que os jovens atletas estão sendo preparados durante o dia a dia para que eles suportem melhor a pressão de jogos importantes.

“Temos observados estes meninos constantemente. É claro que primeiro nós precisamos colocar atletas que têm que assumir a responsabilidade por serem mais experientes. Não podemos colocar nas costas desses meninos a responsabilidade de tirar o América da zona de rebaixamento, de ganhar jogos extremamente complicados. Então fomos preparando essa garotada para que eles pudessem entrar em algumas situações de pressão de jogos importantes, mas com um preparo melhor. Escolhemos hoje os dois (Renato Bruno e Makton) e eu fico feliz por eles. É um primeiro passo para que eles possam dar sequência. Entrar em um jogo e jogar bem não é tão fácil, mas se manter jogando bem é o grande desafio de quem é jovem. Manter uma regularidade para que eles possam buscar seu espaço”, coloca o técnico americano.

(Fonte: Super Esportes e Site Oficial do América-MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui