Instituto Terra comemora Semana do Meio Ambiente com atividades educativas no Leste de Minas

0

Programação envolve escolas e comunidades de Aimorés, Resplendor e Conselheiro Pena.

O Instituto Terra comemora a Semana do Meio Ambiente de hoje (02) até o dia 10 de junho com uma programação que inclui a realização de atividades educativas como palestras, oficinas e apresentações de teatro sobre proteção de nascentes, além da distribuição de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

As ações vão envolver escolas e comunidades dos municípios mineiros de Aimorés, Resplendor e Conselheiro Pena, contando com a participação direta dos alunos do curso intensivo em “Aperfeiçoamento Profissional em Restauração Ecossistêmica”.

O curso é coordenado pelo Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica – NERE, em funcionamento na RPPN Fazenda Bulcão, sede do Instituto Terra em Aimorés-MG, e que recebe anualmente técnicos agrícolas, ambientais, agropecuários e florestais recém-formados para uma capacitação teórica e prática na recuperação de áreas degradadas de Mata Atlântica.

Abre a programação da Semana de Meio Ambiente do Instituto Terra a palestra “Meio Ambiente e Família”, a ser ministrada pelos Agentes de Restauração Ecossistêmica no encerramento do Projeto “Meio Ambiente e Família – amor e cuidado na preservação do meio ambiente”, da Escola Municipal Honório Vicente de Oliveira, em São Sebastião da Vala, Aimorés-MG, hoje, às 17h.

Na sexta-feira (03), a programação será em Resplendor-MG, com a realização de uma “Blitz Ecológica” dentro das atividades da Semana de Meio Ambiente do Parque Estadual de Sete Salões, quando os alunos do Instituto Terra vão distribuir mudas de espécies da Mata Atlântica para os motoristas dos carros que passarem pela blitz.

Já a tradicional “Descida Ecológica do Rio Capim” envolverá uma programação especial nos distritos banhados por esse rio, que é importante fonte de água para o município de Aimorés. Entre os dias 6 e 10 de junho serão realizadas gincanas, atividades lúdicas e apresentações de teatro infanto-juvenil sobre o tema “Importância de preservar as nascentes”. Os Agentes em Restauração Ecossistêmica vão percorrer os seguintes distritos: Alto Capim (dia 6); São Sebastião da Vala (dia 7); Penha do Capim (dia 8); Conceição do Capim (dia 9) e Mundo Novo (dia 10).

Confira abaixo a programação completa da Semana de Meio Ambiente do Instituto Terra, que acontece anualmente para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

Fazenda Bulcão após reflorestamento (Divulgação / Instituto Terra)

Programação

02 de Junho

Palestra “Meio Ambiente e Família”, na Escola Municipal Honório Vicente de Oliveira, em São Sebastião da Vala, Aimorés-MG. Apresentação será às 17h, no Encerramento do Projeto “Meio Ambiente e Família – amor e cuidado na preservação do meio ambiente”

03 de Junho

Blitz Ecológica com distribuição de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, dentro da programação do Parque Estadual de Sete Salões, em Resplendor-MG

05 de Junho

Oficina “Porta Retrato de Papelão”, ministrada por Andressa Catharina Mendes Cunha, coordenadora dos alunos do Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica do Instituto Terra. A apresentação será para osfilhos dos funcionários da Petrobras, na Semana do Meio Ambiente da empresa, em Santos-SP

06 de Junho

Palestra “Instituto Terra e o Programa Olhos D’Água”, com apresentação da Analista de Educação do Instituto Terra, Gladys Nunes, durante a Semana do Meio Ambiente da Petrobras, em Santos-SP

06 a 10 de Junho

“Descida Ecológica do Rio Capim”, com apresentação do teatro Infanto-Juvenil “Importância de preservar as nascentes”, realização de gincanas e outras atividades lúdicas nos seguintes distritos de Aimorés: Alto Capim (dia 06); São Sebastião da Vala (dia 07); Penha do Capim (dia 08); Conceição do Capim (dia 09) e Mundo Novo (dia 10)

08 e 09 de Junho

Apresentação de Teatro Infanto-Juvenil “Importância de preservar as nascentes”, no Cine Teatro Terra, na sede do Instituto Terra, em Aimorés, com a realização também de gincanas e outras atividades lúdicas para os alunos das seguintes escolas do município: Escola Estadual Américo Martins da Costa; Escola Estadual Machado de Assis; Centro Educacional Crescer e Escola Municipal Teixeira Soares.

10 de Junho

Apresentação de Teatro Infanto-Juvenil “Importância de preservar as nascentes”, realização de gincana e de atividades lúdicas na Escola Estadual Polivalente, em Conselheiro Pena-MG.

Sobre o Instituto Terra

Fundado em 1998 por Lélia Deluiz Wanick e Sebastião Salgado, o Instituto Terra é uma associação civil, sem fins lucrativos, que promove a recuperação da Mata Atlântica no Vale do Rio Doce há 18 anos. Atua por meio da restauração ecossistêmica, produção de mudas nativas, extensão ambiental, pesquisa científica aplicada, educação ambiental e proteção de nascentes, em municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. Sua sede se localiza na Fazenda Bulcão, em Aimorés (MG), área reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O título conserva seu ineditismo por se tratar da primeira RPPN criada em uma área degradada, com o compromisso de vir a ser recuperada. Ao todo, desde sua fundação, o Instituto Terra já contabiliza 7,5 mil hectares de Mata Atlântica em processo de recuperação no Vale do Rio Doce e a produção de perto de 5 milhões de mudas nativas. Na área da Educação Ambiental, mais de 700 projetos educacionais já foram desenvolvidos para um público superior a 72 mil pessoas, de 176 municípios do Vale do Rio Doce. Mais informações no site www.institutoterra.org. (Maria Helena Fabriz)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui