Atlético arranca empate contra a URT em Patos de Minas

0

Em tarde de falhas individuais, o Atlético escapou da derrota na primeira partida pela semifinal do Campeonato Mineiro, contra a URT, neste domingo (17/4), em Patos de Minas. O Galo esteve em desvantagem no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz em duas oportunidades, chegou a desperdiçar uma cobrança de pênalti com Lucas Pratto, mas arrancou o empate por 2 a 2. Marcos Rocha e Victor erraram nos lances dos gols da equipe do Alto do Paranaíba, marcados por Jonathan Balotelli e Ramos. Já Douglas Santos, em bela finalização de fora da área, e Clayton decretaram a igualdade no placar.

A URT balançou a rede logo aos 4 minutos de jogo, com Jonathan Balotelli, após ótima arrancada do campo de defesa até a grande área. O Atlético empatou aos 18min, com golaço do lateral-esquerdo Douglas Santos, que, de primeira, acertou o ângulo de Folmann. No início da segunda etapa, o zagueiro Ramos aproveitou falha do goleiro Victor em cobrança de escanteio e ampliou para o time da casa. Titular na vaga de Robinho, Clayton evitou o revés alvinegro aos 31 minutos.

Atlético e URT voltam a se enfrentar no próximo sábado, às 16h, no Independência, em definição da classificação à decisão do Estadual. O Galo conta com a vantagem do empate por qualquer placar para chegar à final. Na outra semifinal, o América largou na frente sobre o Cruzeiro, com vitória por 2 a 0.

Clayton evitou a derrota do Atlético em Patos de Minas (Foto: Bruno Cantini/Atlético)

Igualdade no placar em primeiro tempo morno

O Atlético entrou em campo em Patos sem Robinho, poupado, e Leandro Donizete, suspenso. As vagas no ataque e no meio ficaram com Clayton e Eduardo, possibilitando a manutenção do esquema de Diego Aguirre com três volantes. Apesar da formação composta pela maioria dos titulares, o Galo sofreu um golpe da URT logo aos 4 minutos de partida. Jonathas Balotelli partiu do campo de defesa, disparou e passou por Marcos Rocha, que fracassou na tentativa de corte. Com muita velocidade, o atacante invadiu a área e tocou rasteiro no canto esquerdo, na saída do goleiro Victor: 1 a 0.

O Galo conseguiu se reestruturar após o gol sofrido e anulou as investidas da URT. O time alvinegro passou a arriscar chutes de fora da área e acabou beneficiado pela insistência. Em um desses arremates de longa distância, a bola desviou e foi a escanteio. Na batida, Cazares fez o levantamento, e a zaga da URT afastou para a entrada da área. No rebote, Douglas Santos pegou de primeira e acertou o ângulo direito de Folmann. Belo gol do lateral-esquerdo atleticano: 1 a 1.

Com a igualdade no placar, o ritmo das equipes caiu, e a partida no Estádio Barnardo Rubinger de Queiroz ficou morna. O Atlético ameaçou novamente com chutes da entrada da área de Cazares e Lucas Pratto, em boa jogada individual em que entornou o zagueiro Mauro Viana. A URT conseguiu outra boa chance apenas aos 45 minutos, com Marcos Antônio. O volante aproveitou falha da zaga atleticana, ficou a bola dentro da área e bateu rasteiro, mas à direita de Victor.

Victor falha, Pratto perde pênalti, mas Clayton evita derrota

O Atlético retornou para o segundo tempo sem ímpeto ofensivo, e o técnico Diego Aguirre decidiu realizar duas substituições aos sete minutos. Robinho entrou na vaga de Cazares; Eduardo cedeu lugar para Dátolo, de volta ao time depois de um mês afastado por lesão. As alterações, no entanto, não elevaram o desempenho do Galo, que pagou caro por erro defensivo aos 11min. Em cobrança de escanteio a favor da URT, a zaga atleticana ficou estática, Victor saiu mal do gol, e a bola sobrou livre para Ramos. Com a meta aberta, o volante apenas completou, de cabeça, para o fundo da rede: 2 a 1.

Quatro minutos depois, o Atlético teve a chance de empatar novamente, em pênalti cometido por Ramos em Leonardo Silva. A infração foi bastante contestada pelos jogadores da URT. Na cobrança, Lucas Pratto deslocou o goleiro Folmann, mas isolou a bola sobre o travessão. Esta foi a primeira penalidade desperdiçada pelo argentino em toda a carreira. Pelo Galo, ele havia convertido dez batidas.

Em vantagem, a URT se fechou na defesa e atraiu a pressão do Atlético. O alvinegro passou a investir nos cruzamentos para a área e levou perigo com Lucas Pratto. Marcos Rocha levantou da direita, e o argentino desviou de cabeça, mandando na parte contrária da rede. Aos 31min, a estratégia atleticana deu resultado. Robinho avançou pela direita e cruzou na cabeça de Pratto, posicionado próximo à marca do pênalti. O camisa 9 escorou de cabeça para o lado, Clayton aproveitou, entrou em velocidade e finalizou de primeira: 2 a 2.

Autor do gol, Clayton foi sacado por Diego Aguirre aos 38min, para a entrada de Capixaba. Já o técnico Ademir Fonseca apostou em Leonir no lugar de Marcos Antônio. O time da casa partiu para cima nos minutos finais, mas foi ineficiente nas conclusões de Balotelli e Carlos Magno. Aos 44min, Júnior Urso ainda assustou o goleiro Folmann com forte chute que passou rente ao travessão.

(Fonte: Super Esportes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui