Atlético inicia o Campeonato Mineiro com vitória sobre o Uberlândia

0

Atual campeão, o Atlético sofreu para conseguir a vitória na estreia do Campeonato Mineiro, sobre o Uberlândia, no Parque do Sabiá, por 1 a 0. O Galo pressionou bastante o time do Triângulo, mas, além de desperdiçar boas chances, parou na trave e nas mãos do inspirado goleiro Thiago Braga. Depois de muita insistência, o gol alvinegro saiu aos 41 minutos do segundo tempo, com o zagueiro-artilheiro Leonardo Silva, de cabeça.

O resultado positivo fora de casa marca a reabilitação do Atlético, derrotado no primeiro jogo oficial na temporada – contra o Flamengo, no Mineirão, pela Primeira Liga. Com os três pontos iniciais, o time de Diego Aguirre, pelos critérios de desempate, aparece no quarto lugar na tabela do Estadual.

Na próxima rodada, o Atlético reedita a final da edição passada do Campeonato Mineiro, contra a Caldense, em 10 de fevereiro, no Independência. Antes, o Galo tem compromisso válido pela Primeira Liga, em confronto com Figueirense, no domingo seguinte, em Santa Catarina. Já a Caldense volta a campo no sábado de carnaval, diante do Tupi, no Mário Heleno, em Juiz de Fora.

Atlético venceu o Uberlândia por 1 a 0 – Foto: Bruno Cantini / Atlético Mineiro

Primeiro tempo morno com poucas chances desperdiçadas

O Atlético apostou na troca de passes no início da etapa e explorou as jogadas em profundidade – especialmente com Marcos Rocha, Patric e Douglas Santos. No entanto, as investidas atleticanas pararam na forte marcação do Uberlândia, escalado com três volantes: Wendel, Jardel e Max Carrasco. A primeira oportunidade do Galo surgiu aos 14min, em uma inversão de papeis. Dátolo cruzou da ponta esquerda, e Marcos Rocha apareceu na pequena área para cabecear. A bola passou ao lado da trave esquerda de Thiago Braga.

A resposta do Uberlândia demorou seis minutos. O zagueiro Rodolfo Mol aproveitou cobrança de escanteio, subiu entre a zaga alvinegra e desviou de cabeça. Victor saltou, e a bola saiu rente à trave esquerda, com perigo. Com Dátolo responsável pela criação, o Galo foi se soltando em campo e começou a chegar com mais perigo à área adversária. Aos 28min, o camisa 10 puxou contra-ataque e lançou para o compatriota Lucas Pratto. Mesmo sem ângulo, o atacante bateu cruzado, rasteiro, e Thiago Braga defendeu firme.

Pratto teve outra boa chance nos minutos finais do primeiro tempo. Lançado por Marcos Rocha, Hyuri se desmarcou e chutou cruzado. O centroavante argentino, na pequena área, tentou aproveitar, entrou de carrinho, mas a bola desviou na defesa e saiu lentamente pela linha de fundo.

Trave e goleiro do Uberlândia tentam, mas capitão balança a rede

Apesar das oportunidades perdidas, Lucas Pratto não desanimou e assustou o Uberlândia logo aos 3min do segundo tempo. O camisa 9 aproveitou sobra de bola na área e tocou de cabeça. Thiago Braga interviu mais uma vez e fez boa defesa. A exemplo da etapa anterior, a resposta do time do Triângulo Mineiro ocorreu em cobrança de escanteio. Desta vez, Mikael ficou com rebote na grande área, mas acabou travado por Victor no momento da conclusão.

Improvisado no meio-campo na vaga de Luan, Patric foi sacado por Diego Aguirre aos 14min, para a entrada de Dodô. Alexandre Barroso também mexeu no Uberlândia: Magalhães no lugar de Lenílson. Em pouco tempo, a alteração do Atlético surtiu efeito. Dodô recebeu na intermediária e arriscou o chute. O arremate saiu forte, rasteiro, e explodiu no pé da trave direita. O lance empolgou o time alvinegro, que partiu para a pressão. Aos 21min, Pratto, novamente, recebeu cruzado de Marcos Rocha e cabeceou no canto direito, para mais uma ótima defesa do goleiro Thiago Braga, com as pontas dos dedos.

O Galo manteve a forte pressão, mas foi impedido de abrir o placar, mais uma vez, pelo goleiro rival. Dodô partiu em velocidade, entrou livre na área e, cara a cara com Thiago Braga, tocou rasteiro no canto esquerdo. O camisa 1 conseguiu tocar sutilmente na bola e mandou para escanteio. Depois de muita insistência, enfim, o gol. Em cobrança de lateral, Marcos Rocha levantou a bola para a área, Leonardo Silva subiu na primeira trave e cabeceou no canto esquerdo. A finalização do capitão atleticano ainda desviou em Wendel antes de entrar: 1 a 0.

Outros jogos da rodada

– Cruzeiro 0 x 0 URT
– Caldense 2 x 0 Boa Esporte
– Vila Nova 2 x 1 Tombense
– América 3 x 0 Tupi
– Uberlândia 0 x 1 Atlético

(Fonte: Super Esportes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui