Inovação amplia liderança nacional de Minas na micro e minigeração

0

Minas Gerais é o estado com maior número de conexões de micro e minigeradores do País e deve manter essa liderança, graças ao novo sistema computacional SisGD desenvolvido pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e sua subsidiária Axxiom, em parceria com a Unicamp. O sistema foi criado especialmente para avaliar a inserção desses consumidores, que geram energia para si próprios e os demais usuários.

Segundo as últimas informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Minas Gerais encerrou o ano passado com 333 micro e minigeradores ligados à rede (ver quadro). São 130 ligações a mais do que o Estado do Rio, que está em segundo lugar. Atualmente, a Cemig recebe em media 50 solicitações de novas ligações por mês, que já somam 800 pedidos de acesso. Esse processo poderá ser agilizado com o sistema computacional SisGD, para avaliação dos impactos da inserção de geração distribuída na rede de distribuição em média e baixa tensão.

“O SisGD opera em ambiente web, disponibilizado por meio da intranet e integrado aos sistemas corporativos de gerenciamento de redes da Cemig, associados ao cadastro da rede de distribuição, de maneira a prover soluções a todos os níveis da engenharia”, explica Henrique Costa, engenheiro da Cemig e gestor do projeto.

A Cemig e a Axxiom demonstraram à Aneel os benefícios da iniciativa e a preocupação de ambas em garantir uma análise sólida sobre a entrada das cargas de geração distribuída no sistema da empresa. Assim, no futuro, a Axxiom poderá comercializar essa solução para outras distribuidoras do País, a partir dessa pesquisa, já reconhecida pela agência com conceito “excelente” nos critérios de originalidade, aplicabilidade, relevância e razoabilidade dos custos.

O que é geração distribuída

A geração distribuída permite que o consumidor produza a sua própria energia elétrica e envie o excedente para a rede de distribuição de sua região, podendo ser posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica dessa mesma unidade consumidora ou de outra unidade consumidora de mesma titularidade (resolução Aneel nº 482/2012).

No Brasil, a Aneel estabelece que as fontes de geração distribuída devam ser renováveis, tais como painéis fotovoltaicos, geradores hidráulicos, eólicos etc. Para isso acontecer, é necessário que o consumidor solicite à Cemig a conexão com a rede de distribuição.

Minas Gerais conta com fatores altamente favoráveis para a instalação dessas mini e micro usinas, o que possibilita um retorno do investimento mais rápido, graças ao deferimento do ICMS pelo governo estadual, a excelentes níveis de radiação na maior parte do estado e à tarifa de energia atrativa para os investidores de geração distribuída.

Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui