Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos da catapora durante o inverno

0

Extremamente contagiosa, a varicela costuma acometer crianças menores de 10 anos de idade, causando erupções rosadas na pele.

Também conhecida como varicela, a catapora é uma das doenças mais comuns na infância e frequente durante o inverno. Extremamente contagiosa, a catapora costuma acometer crianças menores de 10 anos de idade, causando erupções rosadas na pele, coceira e febre baixa. Mesmo sendo extremamente contagiosa, a doença não costuma provocar complicações e desaparece sozinha em alguns dias.

Causada pelo vírus varicela-zoster, a catapora é mais comum no final do inverno e início da primavera, aparecendo em surtos epidêmicos. Segundo a referência técnica em varicela da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Sirlene Valverde França, a melhor maneira de se prevenir é por meio da vacina. “A vacina tetra viral é o meio mais eficaz para evitar a doença. As crianças com 15 meses de idade devem receber a vacina, que também protege contra o sarampo, caxumba e rubéola”, afirma.

Mesmo sendo uma doença benigna, é importante se atentar e levar a criança a uma Unidade Básica de Saúde, em caso de sintomas. Além disso, a criança que adquirir a varicela só deve retornar à escola após todas as lesões terem evoluído para crostas. Algumas medidas básicas de higiene também devem ser tomadas para evitar o contágio ou infecções nas feridas: como deixar as unhas bem aparadas, lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos e utensílios de uso pessoal.

A catapora pode provocar algumas complicações, como infecções, pneumonia e até uma inflamação no encéfalo. Além disso, algumas situações podem tornar uma pessoa mais suscetível a problemas causados pela catapora. Devem ficar atentos às complicações relacionadas à doença os portadores de imunodeficiência, pessoas que fazem quimioterapia, radioterapia, quem utiliza corticoides em altas doses, crianças menores de um ano e gestantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui