Cruzeiro vence o Universitario no Mineirão e garante vaga nas oitavas da Libertadores

0

Raposa se refaz após eliminação no Mineiro para o maior rival e, pouco mais de 48 horas depois, consegue vitória sobre equipe boliviana e avança na Taça Libertadores

O Cruzeiro juntou seus cacos, mostrou personalidade e hombridade, e deu a volta por cima, ao vencer o Universitario Sucre, da Bolívia, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no Mineirão. O resultado, construído com gols de Willian e Léo, deixou o Cruzeiro na liderança do Grupo 3 da Taça Libertadores, com 11 pontos. Menos mal para o Universitario, que contou com a derrota do Huracán, da Argentina, para o Mineros, da Venezuela, por 3 a 0, para ficar com a segunda vaga do grupo. O público pagante foi de 24.288 e a renda foi de R$ 874.080,00.

Os adversários de Cruzeiro e Universitario Sucre serão definidos após a rodada desta quarta-feira. Há, inclusive, a possibilidade de os dois se enfrentaram novamente. Vale lembrar um detalhe interessante. Esta é a 15ª participação do Cruzeiro na Libertadores, sendo que em 14 o time participou da primeira fase, jamais sendo eliminado (como foi campeão em 1997, entrou diretamente nas oitavas de final no ano seguinte, sendo eliminado para o Vasco da Gama).

Um gol em cada tempo

A bola rolou no Mineirão e nem parecia que o Cruzeiro tinha entrado em campo há pouco mais de 48 horas. Não parecia também que o time vinha de uma eliminação para o maior rival no Campeonato Mineiro, tamanha a intensidade com que a torcida cantava e apoiava os jogadores desde os minutos iniciais. Sentindo o clima favorável, o Cruzeiro partiu pra cima e encurralou o Universitario Sucre no campo de defesa. O problema é que os lances de ataque azuis se resumiam a cruzamentos na área, que eram facilmente marcados pelos bolivianos.

O Universitario resumia seu futebol a se defender. O time da Bolívia mal passou do meio-campo e só levou perigo numa falta cobrada pelo volante De la Cuesta, que assustou Fábio. Para abrir o placar, no Mineirão, o Cruzeiro se valeu da jogada que mais vinha tentando e, ironicamente, mais errando, o cruzamento na área. Mayke avançou pela direita e lançou Willian na área. O Bigode ajeitou e soltou a bomba, sem chances de defesa para Olivares, aos 37 minutos.

No segundo tempo, o Universitario voltou mais ofensivo. A entrada de Saucedo no lugar de Suárez deu mais ímpeto aos bolivianos, mas nada que fosse suficiente para incomodar de verdade o Cruzeiro. O time brasileiro manteve o domínio territorial e de posse de bola, e continuou levando perigo ao goleiro rival. Ampliar o placar era questão de tempo.

O segundo gol saiu aos 11 minutos. O Cruzeiro teve escanteio da esquerda, e Marquinhos cobrou na cabeça de Léo, que testou firme. Com dois gols de desvantagem, o Universitario Sucre ficou perdido em campo. A tragédia dos bolivianos só não foi maior porque as notícias da Venezuela diziam, naquele momento, que o Mineros vencia o Huracán, por 3 a 0, resultado que garantia o Universitario nas oitavas de finais.

O jogo ficou bem lento, com os dois times classificados e evitando desgaste desnecessário e contusões. Marcelo Oliveira mandou a campo Eurico, Gabriel Xavier e Joel e o Cruzeiro segurou a vitória e a classificação sem sobressaltos até o apito final do árbitro.

Cruzeiro 2 x 0 Universitario

CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Manoel, Leo e Mena; Willians e Henrique (Eurico, aos 30min do 2ºT); Marquinhos, De Arrascaeta e Willian (Gabriel Xavier, aos 30min do 2ºT); Henrique Dourado (Joel, aos 40min do 2ºT) – TÉCNICO: Marcelo Oliveira

UNIVERSITARIO: Raúl Olivares; Jorge Cuéllar, Ezequiel Filippetto, Federico Silvestre, Ignacio González e Jorge Flores; Rolando Rivera, Ramiro Ballivián (Pablo Baldiveso, aos 35min do 2ºT) e Ruben Cuesta; Miguel Suárez (Maurício Saucedo, no intervalo) e Leonardo Castro (Alejandro Bejarano, aos 30min do 2ºT) – TÉCNICO: Julio César Baldiveso

GOLS: Willian, aos 37min do 1ºT; Leo, aos 11min do 2ºT
CARTÕES AMARELOS: Leo, aos 34min do 1ºT (CRU); Raúl Olivares, aos 11min, Ignacio González, aos 37min do 1ºT (UNI)
PÚBLICO PAGANTE: 24.288
PÚBLICO PRESENTE: 25.475
RENDA: 874.080,00
MOTIVO: sexta rodada da Grupo 3 da Copa Libertadores
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte
DATA: terça-feira, 21 de abril de 2015
ÁRBITRO: Roddy Zambrano Olmedo-EQU
AUXILIARES: Byron Romero-EQU e Luis Vera-EQU

(Fonte: Globo Esporte)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui